Topo

Morre Neal Adams, quadrinista que revitalizou o personagem Batman

Neal Adams foi o responsável por modernizar a imagem do personagem Batman - Reprodução/Instagram
Neal Adams foi o responsável por modernizar a imagem do personagem Batman Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/04/2022 18h29

O quadrinista Neal Adams, que revitalizou o personagem Batman, morreu ontem, aos 80 anos. De acordo com a esposa do artista, Marilyn Adams, em entrevista à revista "The Hollywood Reporter", ele faleceu em Nova York, nos Estados Unidos, em decorrência de uma infecção generalizada.

Adams iniciou sua carreira na DC na década de 1960 ilustrando o personagem Deadman. Depois de breve trabalho na Marvel, em que atuou com as histórias dos X-Man e Vingadores, ele voltou à DC e fez história ao trabalhar com o Batman ao lado do roteirista Dennis O'Neill.

O artista foi responsável por modernizar, tornar mais realista e afastar a imagem do homem-morcego do universo infantil. Ele, inclusive, ajudou na criação de vilões da DC, como o personagem Coringa.

Em sua passagem pela DC, Neal Adams também colaborou na criação do Arqueiro Verde e Lanterna Verde — este último ele atuou na criação do personagem de John Stewart, um dos primeiros heróis negros da editora.

O quadrinista também foi importante na briga para defender o direito dos artistas. Ele atuou em várias campanhas por melhores condições de trabalho e confrontou grandes empresas por contratos que garantiam um pagamento justo aos criadores de quadrinhos.

Neal Adams deixa a mulher, Marilyn, com quem foi casado por mais de 45 anos, cinco filhos, seis netos e um bisneto.