Topo

Animais Fantásticos: China censura falas LGBTQIA+ e filme perde 6 segundos

Relacionamento homossexual de dois personagens foi citado em duas falas no filme - Divulgação
Relacionamento homossexual de dois personagens foi citado em duas falas no filme Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/04/2022 13h35

O estúdio Warner Bros. Pictures confirmou à revista Deadline que para exibir "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" na China precisou remover todas as cenas que fizessem referência a um relacionamento homossexual entre dois dos personagens da trama.

O comunicado enviado à revista informa que a versão exibida na China é seis segundos menor que a original — o que surpreendeu os fãs que estavam ansiosos há mais de uma década para ver mais sobre a relação.

Atenção: o texto a seguir contém spoilers de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore". Prossiga com cautela!

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Duas falas de Dumbledore foram removidas do filme na China: uma em que ele diz "porque eu era apaixonado por você" para o vilão Gellert Grindelwald e uma em que ele, na posição de narrador, diz "o verão em que Gellert e eu nos apaixonamos".

O relacionamento entre os dois não é exatamente uma novidade para os fãs da saga, mas nunca havia sido explicitamente citado no cânone de Harry Potter — ou seja, nos livros e filmes.

Em 2007, após a publicação de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" — o último livro da saga original —, a autora J.K. Rowling participou de um evento com fãs e foi questionada sobre se Dumbledore já havia se apaixonado.

Ela respondeu que sempre imaginou o personagem como gay, e via o relacionamento dele com Grindelwald como romântico.

Quando a autora anunciou que a saga "Animais Fantásticos" seria uma oportunidade de mostrar mais da relação, os fãs ficaram animados com a possibilidade — mas, nos dois primeiros filmes, não há menção ao romance.

A terceira parte, dedicada ao passado de Dumbledore, era a última esperança dos fãs — mas o relacionamento só é citado em duas falas. Não foi dessa vez!