Topo

Filme citado por Chris Rock no Oscar será exibido hoje; relembre história

"G.I. Jane" chegou ao Brasil como "Até o Limite da Honra" - Divulgação
'G.I. Jane' chegou ao Brasil como 'Até o Limite da Honra' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

10/04/2022 11h21

O filme "G.I. Jane", título em inglês de "Até o Limite da Honra", citado no Oscar 2022 por Chris Rock em piada envolvendo a condição médica de Jada Pinkett Smith, será exibido na TV Globo na madrugada de hoje para amanhã.

Por causa da piada, Will Smith, marido de Jada, deu um tapa ao vivo no humorista. A ação causou o banimento do ator por 10 anos de qualquer evento organizado pela Academia do Oscar.

Jada tem alopecia, condição que causa queda capilar. Ela raspou os cabelos em 2021 após passar anos escondendo as falhas no couro cabeludo com lenços e turbantes. Já a protagonista de "G.I. Jane", assim como Jada, tem os cabelos raspados.

Qual é a história de "Até o Limite da Honra"?

Lançado em 1997, o filme é estrelado por Demi Moore ("Ghost - Do Outro Lado da Vida") e conta também com Viggo Mortensen ("O Senhor dos Anési") e Anne Bancrot ("A Primeira Noite de Um Homem").

Com direção de Riddley Scott, de "Blade Runner" e "Casa Gucci", o longa acompanha Jordan O'Neil, uma fuzileira que faz de tudo para se destacar no SEAL, as forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos. Ela não é aceita inicialmente, mas depois de uma senadora fazer pressão para que isso aconteça, O'Neil se torna a primeira mulher a fazer parte do grupo de elite.

Para provar que é capaz, a militar se submete a diferentes treinamentos do exército que mais parecem torturas. Ela se vê obrigada a raspar o cabelo e ser durona o bastante para não ser passada para trás e sucumbir ao machismo da corporação.

O filme está disponível no Star+.

Reações

"Até o Limite da Honra" recebeu críticas mistas e tem 50% de aprovação do público no Rotten Tomatos, agregador online de opinões de filmes. No entanto, Demi Moore chegou a ganhar o Framboesa de Ouro — premiação dos piores do ano — em 1998 como Pior Atriz. Já Viggo Mortensen foi indicado ao Stinkers Bad Movie Awards de Pior Sotaque, mas perdeu para Jon Voight em "Anaconda".