Topo

Fundador do Soweto rompe relação com Belo por filiação ao PL de Bolsonaro

Belo vê relação com o grupo o Soweto rachar após filiação em partido do presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/Instagram
Belo vê relação com o grupo o Soweto rachar após filiação em partido do presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/04/2022 12h21Atualizada em 09/04/2022 19h13

O relacionamento do cantor Belo, 47, com os integrantes do grupo Soweto teve um racha. Fundador do grupo, o cantor e compositor Claudinho de Oliveira se manifestou via redes sociais anunciando o rompimento com o artista após sua filiação ao Partido Liberal (PL) — atual partido do presidente Jair Bolsonaro.

Em postagem no Instagram, Claudinho lembrou a parceria com Belo, citando a importância do samba na vida de ambos, mas destacou que a opção de estar ao lado do atual governo os deixam em 'lados distintos'.

Belo, meu cumpade, de lá pra cá muita coisa aconteceu, o samba nos uniu e nos separou, mas jamais nos colocou em lados distintos. Afinal, somos do mesmo lugar, e vivenciamos, pelo menos até o momento de sua filiação no time de Bolsonaro, a mesma utopia de uma história de luta política e social que o próprio samba conta e reconta desde XIX. Mas desta vez, pela primeira vez, estamos em lados opostos e lutamos por uma ideia de Brasil muito diferente.
Claudinho

O cantor e compositor fundou o Soweto em Itaquera, zona Leste de São Paulo, em 1990, e passou a contar com Belo em sua equipe dois anos depois. Em 2001, ele viu o artista partir rumo carreira solo e também acabou deixando o grupo em meados de 2006.

Ainda que surpreso, faz parte do jogo democrático respeitar decisões alheias. Todavia, em respeito à história essencial do Soweto e sua narrativa fundacional, grito forte e em bom tom: Fora Bolsonaro!!!

Até o momento, o cantor Belo ainda não fez uma manifestação pública sobre a sua decisão de integrar o PL. Esta será a segunda tentativa do cantor entrar na política, já que não teve sucesso na candidatura para as eleições de 2014 pelo PCdoB.