Topo

Cenário rural, elenco e trilha: o que achamos da estreia de 'Pantanal'?

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/03/2022 16h34

O primeiro capítulo de "Pantanal" (TV Globo) foi um sucesso, com muitos elogios do público, que ficou encantado com as primeiras cenas de paisagens do Mato Grosso do Sul, o elenco e a trilha de abertura na voz de Maria Bethânia.

O Splash Vê TV de hoje (28) comentou a estreia da trama, que é a primeira da faixa das 21 horas a ter uma estética rural em seis anos. A última foi "Velho Chico" (2016).

Colunista de Splash, Marcelle Carvalho destaca que o próprio Pantanal é um dos personagens que ajudam a contar a história a partir de imagens superproduzidas.

Eu acho que tem que ter uma aura contemplativa mesmo, porque o Pantanal também é um personagem e é um personagem no ritmo dele. A gente tem que contemplar esse cenário. Ver um primeiro capítulo inteiro foi como uma viagem no tempo, quando eu tinha 15 anos e vi a primeira versão da novela.

A primeira versão da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa foi exibida em 1990 pela TV Manchete. Passados 32 anos, a nova versão da obra é uma adaptação de seu neto, Bruno Luperi, que afirmou que não mudaria muito a história original criada pelo avô.

O foco do capítulo de estreia da trama foi a apresentação do ambiente onde acontece a história e a relação de Joventino (Irhandir Santos) com o filho Zé Leôncio (Renato Góes).

Cristina Padiglione, colunista da Folha, destaca a atuação de Irandhir Santos, que prendeu a atenção do público. O último personagem do ator na Globo foi o Álvaro, vilão de "Amor de Mãe (2019)".

O Irandhir Santos é como um Deus ali porque é magistral a sequência entre ele e o Marruá. Você não consegue se lembrar do Álvaro, que foi o último papel dele. A cara do Renato Góes na tela também traz uma organicidade com 'Pantanal' que impressiona.

A música original da novela exibida em 1990, interpretada por Marcus Viana, foi mantida no remake da Globo. A canção de abertura ganhou uma nova versão, na voz de Maria Bethânia, que também emocionou o público. Marcelle Carvalho avalia que outra música não se encaixaria na história.

Dificilmente uma outra música caberia nessa novela e ela está lá emocionante na voz da Bethânia. Ficou linda.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.