Topo

O que sabemos até agora sobre o remake de 'Pantanal'?

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/03/2022 16h20

A Globo começou a exibir em sua programação as chamadas do remake de "Pantanal", novela que estreia em 28 de março na faixa das 21 horas, horário nobre da emissora. Com uma nova geração de atores no elenco, a novela deve atrair um público mais jovem. O Splash Vê TV
de hoje (1) comenta tudo o que já se sabe sobre a trama.

A primeira versão da novela, exibida em 1990 pela TV Manchete, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa. Passados 32 anos de sua estreia, a nova versão da obra é uma adaptação de seu neto, Bruno Luperi.

Famosa por dar vida à protagonista Juma Marruá, em 1990, Cristina Oliveira é substituída no remake por Alanis Guillen. No novo elenco também estão nomes como Debora Bloch, Dira Paz, Juliana Paes, José Loreto, Marcos Palmeira, Murilo Benício e Gabriel Sater, filho do cantor Almir Sater, que interpretou o personagem Trindade na primeira versão.

Outra curiosidade é que as gravações de "Pantanal" ocorrem nas mesmas fazendas onde foi filmada a primeira versão da história, no Mato Grosso do Sul.

O Almir Sater comprou a principal fazenda da locação depois da novela e ele falou para o Rogério Gomes, que é o diretor do remake, que não encontraram nada mais interessante que ela por lá. Cristina Padiglione, colunista da Folha


O sucesso da novela no início dos anos de 1990 foi acompanhado por sua trilha de abertura, de Marcus Viana. A canção apareceu na chamada exibida pela Globo nos últimos dias, embora a emissora ainda não tenha confirmado se a canção original será mantida na abertura do remake.

Eu não consigo imaginar uma outra música que fosse tão a cara da novela como essa. Marcus Viana fez uma música de abertura que você não consegue separar da história. O sucesso da primeira versão de 'Pantanal' estava calcado na direção inovadora, no texto e na trilha. Marcelle Carvalho, colunista de Splash

Cristina Padiglione ressalta que a primeira versão da novela foi exibida na TV Manchete, hoje extinta, porque a Globo recusou produzir um produto a partir da história, que acabou se tornando um sucesso.

É muito saborosa essa história, saber que a emissora que recusou a novela agora está fazendo uma nova versão com a mesma trilha, o mesmo texto e gravada na mesma locação.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.