Topo

Nívea Maria deixa a Rede Globo após mais de 50 anos na emissora

Nívea Maria encerrou o contrato com a Globo após 51 anos - Reprodução/TV Globo
Nívea Maria encerrou o contrato com a Globo após 51 anos Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

18/03/2022 08h39Atualizada em 18/03/2022 09h20

Após 51 anos na Globo, Nívea Maria encerrou o contrato fixo com a emissora. Agora, a atriz de 75 anos pode realizar contratos específicos por obra.

À jornalista Patrícia Kogut, do "O Globo", Nívea disse sentir "um misto de dever cumprido e saudades".

"Cheguei à Globo vinda da rede Excelsior e Tupi de São Paulo, daquele time de pioneiros da TV Brasileira. São 50 anos de respeito pela emissora, respeito dos nossos colegas, do público e da imprensa", disse.

Foram muitas experiências extraordinárias. Fiz trabalhos antológicos em séries, no humor e nas novelas. E personagens importantes da nossa literatura que me marcaram e marcaram o grande público, como em "A moreninha", "Maria, Maria", "Gabriela", "A casa das sete mulheres" etc. Nívea Maria

A artista disse estar preparada para novos desafios. "Me sinto como aquela menina que pisou pela primeira vez no estúdio. Estou pronta e preparada para novos voos num misto de tensão e ansiedade para as novas possibilidades que já estão chegando. Minha arte está pronta para ser reinventada".

Splash entrou em contato com a Globo e aguarda um posicionamento.

Nívea entra para a longa lista de atores da emissora que tiveram seus contratos encerrados nos últimos anos. Vera Fischer, Stênio Garcia, José de Abreu, Antônio Fagundes e Cissa Guimarães são alguns dos nomes que deixaram a casa após décadas na Globo.

Carreira

Nívea Maria como Helena, em "O Primeiro Amor" (1972), sua estreia na Rede Globo - Reprodução/Memória Globo - Reprodução/Memória Globo
Nívea Maria como Helena, em "O Primeiro Amor" (1972), sua estreia na Rede Globo
Imagem: Reprodução/Memória Globo

Nívea começou no teatro ainda criança, aos 9 anos. Passou a trabalhar na TV ao fazer comerciais.

Um deles chamou a atenção do diretor Walter Forster, que a convidou para fazer uma figuração no Colégio de Brotos, da TV Paulista, uma espécie de "Você Decide" da época.

Trabalhou na TV Excelsior e na TV Tubi antes de ir para a Globo. Estreou como Helena em "O Primeiro Amor" (1972), novela de Walther Negrão.

"Foi a primeira vez que eu peguei uma personagem com um perfil psicológico complicado e desconhecido para mim. Ela era uma mentirosa que acabava acreditando nas próprias mentiras. Para mim, foi uma oportunidade de amadurecimento maior como atriz", disse.

Ao todo, Nívea atuou em mais de 40 novelas na emissora. Alguns de seus papéis marcantes foram em Dona Xepa (1976), Olhai os Lírios do Campo (1980), Coração Alado (1980), Brega & Chique (1987), Meu Bem, Meu Mal (1990), Pedra Sobre Pedra (1992), Sonho Meu (1993), Tropicaliente (1994), Explode Coração (1995) e Suave Veneno (1999).

Sua última novela na Globo foi "A Dona do Pedaço", em 2019.

Evelina (Nivea Maria) e Antero (Ary Fontoura) em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Evelina (Nivea Maria) e Antero (Ary Fontoura) em A Dona do Pedaço
Imagem: Reprodução/Globo