Topo

Mais antigo âncora de SC deixa afiliada da Globo para ser candidato

O jornalista Mário Motta - Reprodução/ TV Globo
O jornalista Mário Motta Imagem: Reprodução/ TV Globo

Colaboração para Splash, em Florianópolis

17/03/2022 11h58

O jornalista Mário Motta, que há 36 anos apresentava o Jornal do Almoço da NSC TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, decidiu deixar a emissora para concorrer a deputado estadual nas Eleições de 2022. Com 69 anos de idade e 56 de carreira, Motta era o mais antigo âncora ainda em atividade na mesma emissora e no mesmo telejornal dentre todas as emissoras afiliadas da Rede Globo.

A notícia foi divulgada na tarde de ontem pelo colunista Leo Coelho, do portal NSC Total, momentos depois do comunicador apresentar o jornal pela última vez antes de entrar em férias. A informação foi confirmada pelo apresentador a Splash, que afirmou que irá se filiar - na próxima semana - ao PSD, no gabinete do deputado e presidente do partido em Santa Catarina, Milton Hobus, para poder disputar as eleições.

"Decidi ontem deixar a NSC TV e encerrar esse ciclo. Penso ter dado minha contribuição à Educação (durante quase quatro décadas) e à Comunicação catarinense (em tempo semelhante) e tomei a decisão de ser candidato a Deputado Estadual. Não tenho uma vasta experiência na Política Partidária, mas vou usar meus valores pessoais e minhas convicções - da melhor maneira que puder - em prol do bem coletivo", afirmou.

Filho dos comunicadores Mário Pinto da Motta e Nair de Campos Motta, que na década de 1950 apresentavam um programa na Rádio Bandeirantes em São Paulo, Mário Motta já participou de circo teatro, foi consultor educacional, radialista, colunista de jornal e ancorava o Jornal do Almoço para todo o Estado de Santa Catarina.

Em novembro de 2019, o apresentador recebeu uma das maiores homenagens da sua carreira, quando foi convidado pelo Jornal Nacional para apresentar o último rodízio de apresentadores na comemoração dos 50 anos do JN, simbolizando os demais âncoras dos jornais locais da emissora. Na ocasião, Motta apresentou o jornal ao lado de Lídia Pace, do Rio Grande do Norte.

Procurada pela reportagem, a NSC TV não emitiu posicionamento oficial sobre a decisão do apresentador, porque, segundo a afiliada à Globo, oficialmente Mário Motta encontra-se de férias e ainda é colaborador da emissora.