Topo

Viúvo de Françoise Forton faz longo desabafo sobre luto: 'Enorme solidão'

Françoise Forton e Eduardo Barata   - Reprodução/Instagram
Françoise Forton e Eduardo Barata Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

16/03/2022 15h01

Eduardo Barata, viúvo da atriz Françoise Forton, lamenta os dois meses da morte da artista de 64 anos, vítima de um câncer. O produtor cultural escreveu um longo texto onde desabafa sobre o luto e o tempo que não diminui a dor.

"Viúvo. Dois meses que enfrento a dor da perda, o luto e a saudade. O luto tem cura? Escrevo todos os dias, durante a madrugada, para a minha amada. Meus amigos e família são exemplares, mas sinto uma enorme solidão. Tenho usado a escrita e as redes sociais como uma forma terapêutica, de desabafo, com a pretensa intenção de superação. Mas, muitas vezes, faltam palavras para manifestar o turbilhão diário de sentimentos, uma montanha-russa de emoções e sensações", começa.

Ademais, Barata afirma que não encontra uma forma de amenizar a dor da perda e admite que cada pessoa tem uma forma de lidar com a saudade.

"Naturalizar a ausência, como? A tristeza no meu olhar. A angústia na minha respiração. O medo no meu corpo. Dois meses e hoje é o dia de tentar começar a arrumar a casa, as roupas, livros, CD's, textos e fotos do meu amor. Cada um vive o seu luto. Cada um tem o tempo do seu luto. Cada luto é diferente, cheio de reconhecimento e conhecimento. A travessia desse mar de tristeza e dor, por mais antagônico que seja, é cercada por um profundo amor", escreve, por fim.