Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Hipster? Saiba o significado do termo associado a policial federal morto

Lucas Valença, o "hipster da Federal" - Reprodução/Instagram
Lucas Valença, o "hipster da Federal" Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

03/03/2022 14h18Atualizada em 04/03/2022 13h02

O policial Lucas Valença, que ficou conhecido como "Hipster da Federal" morreu na noite de ontem após tentar invadir uma casa na região rural de Buritinópolis, em Goiás.

Ele chamou atenção em 2016 ao escoltar o ex- deputado Eduardo Cunha (MDB) e chegou a participar de programas de TV como o "Encontro" (TV Globo).

Mas você sabe o que significa o termo "hipster"? Splash explica!

"Hipster" é uma palavra inglesa usada para se referir a pessoas com estilo alternativo. Mais recentemente, tem sido associada a jovens que combinam peças de roupa e acessórios modernos e vintages. Para exemplificar, chapéu fedora, óculos escuros, tatuagens e cabelo comprido entre os homens fazem parte do que compõe o look.

No entanto, ser hipster não se limita apenas à moda. As pessoas que adotam o estilo também são associadas a ritmos como rock e indie, além de optarem por fugir do que é mainstream (cultura popular dominante) de forma geral.

Morte após invasão

Segundo relatos de amigos e parentes de Lucas Valença, o policial federal estava em surto psicótico desde o dia 2 de março.

Em boletim de ocorrência da Polícia Militar, ao qual o UOL teve acesso, o morador da casa de Buritinópolis, que atirou em Lucas Valença, afirmou estar com a esposa e a filha de 3 anos quando escutou barulhos ao redor da casa e uma pessoa gritando que "havia um demônio" no imóvel.

Segundo o morador, Lucas Valença desligou o disjuntor de energia e conseguiu arrombar a porta. No escuro, relatou o morador, ele pediu para que o homem fosse embora, mas a movimentação continuou.

O morador diz ter efetuado um disparo de espingarda na direção do invasor, sem saber se havia acertado. Aos policiais militares, o homem afirmou que agiu em legítima defesa para proteger sua família.

Após religar a energia, o morador percebeu que havia atingido o homem abaixo do peito. Ele ligou para a Polícia Militar às 23h30, que acionou uma ambulância para prestar socorro médico. A morte de Lucas Valença foi confirmada no local.

O morador da casa de Buritinópolis não tinha autorização para posse de arma. A espingarda foi recolhida pela Polícia Militar e ele foi encaminhado para a delegacia responsável, prestou depoimento e foi liberado depois.