Topo

Por que Joaquin Phoenix não interpreta o Coringa em 'Batman'

De Splash, em São Paulo

03/03/2022 04h00

"Batman", o mais novo filme do Homem-Morcego, chegou hoje aos cinemas e reconta a história de um dos personagens mais conhecidos do mundo dos super-heróis, assim como aconteceu com "Coringa" (2019), estrelado por Joaquin Phoenix. Protagonizada por Robert Pattinson, a nova produção do universo DC traz diversas surpresas para os fãs — mas a presença de Phoenix não é uma delas.

No entanto, este não é um caso particular do Coringa interpretado pelo ator: mesmo com aparições de alguns personagens conhecidos, todos os artistas que estão em "Batman" são novos no universo do herói. Isso porque, segundo revelou o diretor Matt Reeves em entrevista a Splash, a intenção nunca foi trazer personagens conhecidos para este filme.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

No entanto, para a surpresa dos fãs — e comprovação de que "Batman" não se passa em nenhum universo já conhecido no cinema —, há uma aparição misteriosa já no finalzinho do filme que chamou bastante a atenção dos espectadores.

Quem é?

Se focarmos nos créditos do filme, há um personagem listado como "Prisioneiro Invisível de Arkham". No entanto, o longa deixa bem claro: se trata do Coringa. Com sua risada distinta e uma silhueta bastante marcante, não há como questionar, mesmo que não seja possível ver seu rosto com clareza.

Durante sua aparição, o vilão conversa com Charada (Paul Dano), que está preso ao final do filme.

E quem é o ator?

Desta vez, quem vive o vilão é o ator Barry Keoghan, 29, conhecido por interpretar o Druig em "Os Eternos" (2021). Nascido na Irlanda, ele também esteve em "Dunkirk" (2017), "The Green Knight" (2021) e na minissérie "Chernobyl" (2019). Seu próximo trabalho será na segunda parte de "Duna", que será lançada em outubro de 2023.

Barry Keoghan em cena de 'Os Eternos' - Divulgação - Divulgação
Barry Keoghan em cena de 'Os Eternos'
Imagem: Divulgação

A participação em "Batman" já era conhecida pelo público, mas a produção conseguiu esconder o papel por muito tempo. Ele até mesmo chegou a ser creditado no IMDB — plataforma oficial de informações de filmes — como "Oficial Stanley Merkel".

Ele será o vilão do próximo filme?

Uma sequência de "Batman" ainda não foi confirmada, mas, caso o filme consiga grandes cifras de bilheteria, é possível que seja continuado. Quanto a Reeves, ele já tem em mente uma possível continuação.

Segundo a publicação The Direct, o cineasta também tem planos para que o Coringa vivido por Keoghan volte a aparecer. Já em entrevista ao TechRadar, Reeves revelou que o vilão apareceria em outra cena de "Batman", mas ela ficou fora do corte final. Será que ela estará em extras do DVD?

E Joaquin Phoenix voltará ao papel?

"Coringa 2" já foi confirmado e, apesar de não termos ainda muitos detalhes sobre lançamento ou trama, a presença de Phoenix já foi garantida. Por enquanto, é apenas possível dizer que os universos de "Batman" e "Coringa" não se encontrarão nos cinemas.