Topo

Estrela de comerciais cria cerveja natureba: 'Desconstrução da gostosona'

Marília Moreno lança a própria cerveja artesanal e revela sua "missão espirtual" - Reprodução/Instagram
Marília Moreno lança a própria cerveja artesanal e revela sua 'missão espirtual' Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

03/03/2022 04h00

Marília Moreno estrelou comerciais de cerveja pelo mundo, de marcas como Miller e Budweiser, mas há alguns anos esse estilo de campanha publicitária deixou de fazer sentido para ela. A modelo paulista, que lança neste mês no Brasil uma marca própria de cerveja, a Panc Beer, já havia parado de consumir bebida alcoólica e, por isso, não via por que divulgar um produto que não fazia mais parte de seu estilo de vida.

Durante uma viagem ao Egito, a modelo, empresária e apresentadora conversou, por telefone, com a reportagem de Splash sobre o novo desafio profissional à frente da marca. Para ela, a experiência nas pirâmides não é mera coincidência neste momento da carreira.

"Sou uma pessoa extremamente espiritualizada. Em tudo o que faço no meu trabalho, e até na minha cerveja, trago a espiritualidade porque faz parte da minha essência. É a minha missão, que é trazer um pouco mais de positividade", declara.

Adepta de um estilo de vida saudável e "good vibes", Marília parou de beber, mas sentia falta de uma 'breja' gelada ao socializar com os amigos, por exemplo. Foi quando recebeu o convite para estrelar um comercial de cerveja que ela teve um estalo: por que não desenvolver uma bebida própria, que tivesse a sua cara?

Rótulo da cerveja de Marília Moreno - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rótulo da cerveja de Marília Moreno
Imagem: Arquivo pessoal

"Eu estava trabalhando com uma empresa de plantas alimentícias não convencionais. Esse grupo me convidou para ser a garota propaganda dessa cerveja. Eu falei: 'Como influenciadora, eu não gosto de promover o que eu não faço'. Eles falaram: 'E se a gente fizer uma parceria e desenvolver uma cerveja sem álcool?'. Assim começamos esse trabalho", conta.

Depois de alguns estudos, Marília e os desenvolvedores da cerveja optaram por uma cerveja artesanal, mas não totalmente sem álcool. A Panc Beer tem aproximadamente 0,8% de teor alcoólico e o principal diferencial está no uso de uma planta rica em vitamina C, chamada uvaia, em seu processo de produção. Daí vem o conceito "natureba" do produto.

"Desconstrução da mulher gostosona"

Marília Moreno lança cerveja natureba de baixo teor alcoólica com uso de uma planta rica em vitamina C. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marília Moreno lança cerveja natureba de baixo teor alcoólica com uso de uma planta rica em vitamina C
Imagem: Reprodução/Instagram

Quando pensa em comercial de cerveja, já vem aquela imagem de mulher, de peito, bunda... É algo que foi construído.

Ao lançar a própria bebida, que traz um conceito diferente da maioria dos comerciais de TV de cerveja, Marília Moreno quer, também, romper com um padrão de publicidade que objetifica corpos femininos.

"Realmente tinha essa conotação da mulher de biquíni, e eu fiz esse tipo de comercial porque fazia parte da minha carreira como modelo. E aí, quando ficamos mais velhas, podemos selecionar o caminho que queremos seguir. Se hoje me convidassem para um comercial assim, eu diria: 'Não vou fazer'. Porque tenho essa opção. E não incentivaria um estereótipo que não concordo", explica.

O marketing da PANC — sigla de plantas alimentícias não convencionais — começa pelo rótulo da latinha da cerveja, que representa o estilo de vida de Marília Moreno. "É uma desconstrução daquela imagem da mulher gostosona — e, geralmente, nem esse perfil de mulher toma cerveja. Quero trazer realidade para esse produto. Eu tomo cerveja. Quem sou eu? Eu sou o que está representado na latinha", explica.

Numerologia e muita simbologia

O que mostra a embalagem da lata da cerveja de Marília Moreno? Uma mulher em posição de ioga iluminada por raios de sol, um olho, elementos esotéricos e até mesmo a numerologia.

Usei elementos que fazem composição do que sou. Colocamos algumas simbologias, como as tatuagens que tenho no corpo Marília Moreno

A modelo se inspirou até mesmo nos conhecimentos do matemático russo Grigori Grabovoi e em suas combinações numéricas.

"Ele descobriu uma sequência de números para mandar mensagens ao universo. O número que ressoava muito para mim e tenho tatuado no braço esquerdo é o 918197185, que significa 'tudo já deu certo'". A sequência também estampa a lata da cerveja de Marília Moreno.