Topo

Como o SAG Awards influencia nos vencedores do Oscar?

'Parasita' recebeu o prêmio de melhor elenco no SAG Awards 2020
'Parasita' recebeu o prêmio de melhor elenco no SAG Awards 2020
Getty Images via BBC

De Splash, em São Paulo

27/02/2022 04h00Atualizada em 27/02/2022 13h29

Acontece hoje à noite o SAG Awards 2022! A cerimônia é mais uma etapa da temporada de premiações, o período em que Hollywood celebra os melhores lançamentos do ano anterior em filmes e séries, e que sempre termina com o Oscar —que, este ano, acontece no dia 27 de março, apresentado por 3 mulheres.

Mas como o SAG influencia no Oscar?

O SAG Awards é a premiação realizada pela junção de dois sindicatos: o SAG e o AFTRA. O primeiro é o Screen Actors Guild, ou Sindicato dos Atores de Telas, em tradução livre. O segundo é a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio.

Continua depois da publicidade

O prêmio existe neste formato, realizado pela fundação SAG-AFTRA, desde 1995. Foi a partir daí que ganhou a importância que mantém até isso.

O grande diferencial do SAG é todas as categorias do prêmio estão relacionadas à atuação.

Isso quer dizer que, no lugar dos prêmios de melhor série e melhor filme, o SAG Awards tem as categorias melhor elenco de série e melhor elenco de filme.

Tá, mas quem vota?

Os votantes do SAG Awards são os atores que compõem a fundação. Todo ano, dois grupos de 2500 membros formam dois comitês (um do cinema e outro da TV) para escolherem os indicados. Depois disso, todos os membros podem votar nos vencedores.

Mas como o SAG se tornou um termômetro para o Oscar?

Continua depois da publicidade

Graças a um grupo em comum de pessoas que são membros do SAG-AFTRA e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que elege os vencedores do Oscar). Essa sobreposição acontece porque os dois grupos são formados por personalidades da indústria do cinema.

Então, boa parte dos membros do SAG acabam também fazendo parte da Academia.

E o maior braço dos membros da Academia, hoje, é o dos atores.

Há outro detalhe importante. No Oscar, as nomeações de cada segmento são feitas por profissionais daquelas categorias. Ou seja, quem escolhe os indicados no prêmio da Academia são os mesmos que escolhem nas premiações dos sindicatos.

Por isso, ficar de olho em quem vence o SAG é um bom indicativo.

Continua depois da publicidade

Quantas vezes os vencedores foram iguais?

O SAG Awards tem um dos melhores históricos de coincidir com os vencedores no Oscar. Na maioria dos anos, pelo menos quatro entre os cinco indicados em cada categoria do SAG também recebe uma indicação ao Oscar.

Este ano, os indicados a melhor ator são os mesmos em ambas. Em melhor atriz, saem Lady Gaga e Jennifer Hudson nas indicadas ao SAG e entram Kristen Stewart, de "Spencer" e Penélope Cruz, de "Mães Paralelas", para o Oscar.

Nas últimas 27 edições do SAG, os vencedores das quatro categorias foram os mesmos nove vezes. O mais habitual, no entanto, é que três categorias coincidam: isso já aconteceu 11 vezes.

Por isso, ainda que premiações como o Critics' Choice Awards ou o Globo de Ouro sejam mais faladas, o verdadeiro segredo para vencer o bolão começa com o SAG.