Topo

Historiador dá entrevista à GloboNews e critica tratamento de Jorge Pontual

Jorge Pontual - Reprodução/Twitter
Jorge Pontual Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

24/02/2022 10h42Atualizada em 24/02/2022 15h56

Rodrigo Inhaez, historiador brasileiro que mora em Moscou há 11 anos, foi convidado da "GloboNews" para comentar o ataque russo à Ucrânia. No Twitter, o especialista no período soviético lamentou o tratamento recebido pelo jornalista Jorge Pontual.

"Falta absoluta de respeito e profissionalismo. A GloboNews me chama para apresentar a visão russa da questão, cortam minha participação e o dinossauro Jorge Pontual dá um chilique me achincalhando sem qualquer direito de resposta", escreveu.

"Já coloquei aqui e repito. Essa guerra é uma tragédia. Fui atacado justamente por criticar o Pútin, mas Jorge Pontual não admite nada que fuja minimamente do script dos Estados Unidos da América ao qual ele serve", continuou o historiador.

Pontual criticou a participação de Inhaez e as falas do especialista. "Eu fiquei muito indignado quando ouvi um apresentador brasileiro que mora em Moscou, nosso convidado há pouco, justificar o Vladimir Putin dizendo que a Ucrânia nunca foi uma nação independente até 1991. Ele se diz historiador e não sabe história", afirmou o jornalista, que na sequência deu sua versão sobre a independência ucraniana.

"O Putin reescreve a história e aparece gente na televisão, aqui na GloboNews, para dizer que ele tem razão", concluiu.

Rodrigo Inhaez disse que a produção da emissora pediu desculpas após o episódio. "Tarde demais", declarou.

Durante a madrugada, Pontual se irritou com outro especialista, que afirmou que, segundo a lei internacional, a China não considerava existir uma invasão russa à Ucrânia.

"Então os ataques que estamos assistindo, nada disso está acontecendo? Quando a China ocupar Taiwan o senhor também vai dizer que não é uma invasão?", questionou o jornalista.

Splash entrou em contato com a Comunicação da Globo, que disse:

"Ao que parece, tudo não passou de um mal-entendido. O professor e historiador Rodrigo Ianhez explicou a sua posição em nova entrevista à GloboNews, que foi ao ar no 'Estúdio i' desta quinta-feira, dia 24."