Topo

Cantora denuncia racismo em roda de samba em bar de BH: 'Falta de respeito'

Cantora Cinara Gomes denuncia racismo em roda de samba em BH - Reprodução/Instagram
Cantora Cinara Gomes denuncia racismo em roda de samba em BH Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/02/2022 09h52Atualizada em 20/02/2022 09h54

A cantora Cinara Gomes, de 44 anos, se manifestou para denunciar um caso de injúria racial sofrida durante apresentação em roda de samba, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O episódio aconteceu no última domingo (13) e se tornou público ontem graças a um comunicado da artista pelas redes sociais.

Fomos vítimas de injúria racial por parte de moradores de um prédio do entorno. Na ocasião, minha reação foi perguntar o que estava acontecendo, já que não havia motivo para se dirigirem a nós daquela forma.
Cinara Gomes

A artista realizava uma apresentação com sua banda no bar Saruê, no bairro Castelo, na Região da Pampulha, quando receberam ataques racistas de moradores de um prédio vizinho.

Os clientes do bar se manifestaram com vaias para colocar um ponto final na situação, mas Cinara e sua banda se sentiram constrangidos e optaram por deixar o local após apresentação de duas músicas.

Fazendo gestos ofensivos e imitando macacos, tentaram - e conseguiram - me constranger e me desestabilizar enquanto eu cantava... Relatei meu descontentamento com a falta de respeito a mim, aos meus e ao meu trabalho. Encerrei o samba com uma tristeza profunda.
Cinara Gomes

De acordo com o "G1", Cinara apontou a existência de quatro pessoas fazendo gestos em referência ao animal. Até o momento, apenas duas pessoas, uma de 25 e outra de 26 anos, foram identificadas pela Polícia Militar.

Ato antirracista

Além de realizar a denúncia, Cinara Gomes irá promover uma convocação para quem se interessasse pelo caso participar de um ato pacífico em prol da luta antirracista no país.

Dilacerada com essa forma estúpida, explícita e preconceituosa de ofensa ao meu trabalho e à minha raça, gostaria de convocar a quem se interessar pela luta antirracista, para um ato pacífico. Proponho uma ocupação no gramado em frente ao bar, onde poderemos estender cangas, levar cartazes e faixas de protesto contra o crime de injúria racial/ racismo. O propósito é que as pessoas se conscientizem da gravidade deste tipo de crime, para que não mais aconteça.
Cinanara Gomes

O ato está marcado para acontecer neste domingo (20), às 13h (de Brasília), em frente ao local em que a cantora e sua banda foram alvos de gestos racistas.

"Lembro que o Bar tem limite de pessoas que podem ser atendidas, dentro das normas da prefeitura de Belo Horizonte. Por isso o ato acontecerá no gramado, sem comprometer o funcionamento do bar", finalizou a artista.

O bar Saruê usou sua página no Instagram para repudiar o ataque racista dos vizinhos e informou que está tomando providências judiciais.