Topo

Renato Góes explorou o Pantanal antes de gravar a novela: 'Foi fundamental'

Pantanal: Renato Góes dará vida ao personagem José Leôncio - Divulgação/Rede Globo
Pantanal: Renato Góes dará vida ao personagem José Leôncio Imagem: Divulgação/Rede Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

15/02/2022 16h57Atualizada em 15/02/2022 17h25

Renato Góes, de 35 anos, está escalado para interpretar a primeira fase do peão José Leôncio em "Pantanal", nova novela das nove da Rede Globo. Para se aprofundar no personagem, o ator decidiu viajar ao local de gravação da trama para explorar as riquezas locais e perder o 'impacto de estar vendo tudo pela primeira vez' para mostrar realismo ao público.

"Um mês antes de passar a gravação, vim passar 15 dias aqui, foi nas redondezas de Aquidauana, no Bosque Belo, a meia hora de Aquidauana. Foi um impacto muito grande. É uma quantidade de bichos... Eu queria perder isso, queria que meu personagem não tivesse um deslumbramento de quem está vendo isso tudo pela primeira vez. Meu personagem está acostumado com biomas diferentes. Eu precisava quebrar isso", contou ele, em entrevista para a Globo.

Desde o dia que cheguei, procurei ver como era o dia a dia dos peões, a lida, o manejo. Eu tenho alguma conexão com isso por ter frequentado muito o agreste pernambucano. Entendia a lida, gostava disso, mas cada lugar é um lugar. Aqui tem suas peculiaridades, principalmente as nomenclaturas das coisas, a guaiaca, o alforde, a bainha, tudo que você usa que é legal você tratar com respeito e falar os nomes certos, para ter essa identificação. As pessoas locais que estiverem vendo vão saber que fizemos o dever de casa.
Renato Góes

Na trama, o personagem de Renato Góes será filho de Joventino (Irandhir Santos), visto como o maior de todos os peões, e terá a missão de assumir o legado deixado pelo pai - que irá desaparecer na mata sem deixar rastros. O ator destacou que a experiência do companheiro de cena foi importante para inspirá-lo na construção do personagem.

Eu brinco que a gente se deu bem nessa escalação, porque o avô é pernambucano, que é o Irandhir, o pai é pernambucano, que sou eu, e o filho também, que é o Jesuíta, que também admiro muito. Começar aqui no Pantanal com Irandhir foi muito especial, você consegue beber muito de uma fonte muito rica num espaço muito curto de tempo. Ele te inspira e te leva de uma forma muito mágica. Foi isso, eu já tinha começado a gravar, então trouxe o que pesquisei, somei ao que o Pantanal me trouxe, e me deixei levar pela energia que o Irandhir irradia também.

A rotina de gravações da nova trama da Rede Globo, que tem estreia prevista para o dia 28 de março, tem sido intensa para Renato Góes. "Gravo todos os dias, gravo bastante coisa mesmo. O meu corpo cansa, mas acordo zerado, novo, porque está muito bom de fazer. Um dia é sempre melhor que o outro. Nos momentos de folga eu só descanso. Aqui a gente tem o privilégio de fazer diversas locações. Mais de uma gravação a gente fez à vera. Levamos boi de uma fazenda para outra. Então, estamos realmente vivendo as coisas", declarou.

Diferentemente dos outros personagens que já viveu em sua carreira, em que se envolveu em situações do dia a dia para levar realismo às telinhas, Renato Góes detalhou que está deixando o texto do escritor Bruno Luperi o guiar para viver o personagem Zê Leôncio o mais próximo do visto na primeira versão de "Pantanal".

Minha base foi muito texto. Gosto muito da criação do Benedito e das palavras do texto do Bruno. Nesse eu quis ficar mais no que o texto de fato tinha como tempo, como forma de falar. Eu achava que seria mais interessante se eu levasse ele para o texto da fábula, da criação, do que trazer para a realidade, que seria mais um empréstimo meu. Aqui estou deixando o texto me levar, me conquistar. A gente teve um workshop sobre filosofia, amor, o Pantanal enquanto relação interpessoal, que foi fundamental para entender e construir o psiquê desses personagens. Eu já sabia montar. A Globo sempre tem esse cuidado da gente fazer aulas antes, mas eu já tinha essa familiaridade, ando de cavalo desde moleque. Eu já sabia laçar, e quando começou nossa preparação, peguei um dia só para relembrar.

."Pantanal" é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane.