Topo

Remake de 'Pantanal' é gravado no mesmo local que a versão original

José Leôncio é o protagonista do remake de "Pantanal"; alguns nomes já estão confirmados - Francisco Silva/AgNews
José Leôncio é o protagonista do remake de "Pantanal"; alguns nomes já estão confirmados Imagem: Francisco Silva/AgNews

De Splash, em São Paulo

03/02/2022 13h48Atualizada em 03/02/2022 13h49

A equipe responsável por definir os locais de gravação da novela "Pantanal" visitou a fazenda de Almir Sater como ponto de partida.

O cantor e ator, que deu vida ao peão Trindade na novela de Benedito, agora interpreta o chalaneiro Eugênio no texto de Bruno. Ele comprou as terras que possui hoje no Pantanal 30 anos atrás, logo que as gravações, dirigidas por Jayme Monjardim, terminaram.

"'Pantanal' foi um divisor de águas na minha vida. Comecei a trabalhar muito, como nunca antes, ganhei meu dinheirinho e logo comprei essa terra aqui onde estamos. Insisti 10 anos para que a antiga proprietária me vendesse, antes da novela. Quando fiz Pantanal ela aceitou. Mas precisei comprar os fundos da fazenda primeiro para ela me vender a parte na beira do rio. Aí fui virando fazendeiro também", comenta Sater.

Ao receber a equipe da nova versão em sua fazenda, Almir contou que depois de muita procura, Jayme havia escolhido aquele local e que eles não encontrariam nada muito diferente do que o diretor encontrou na época. Portanto, ainda hoje, aquelas seriam as locações ideais para as gravações.

Eu falei: 'olha, o Jayme andou seis meses antes procurando um local até que ele chegou aqui. Começando daqui vocês já partem de um lugar que foi bom'. Eles foram visitar outros lugares, mas sentiram que era aqui. Apresentamos fazendas perto, pessoas que poderiam receber a equipe e tudo deu certo. Almir Sater

"É um dos lugares mais bonitos do Pantanal e, com o empenho de toda a equipe, da produção e da direção, conseguimos viabilizar as gravações novamente agora, para esta nova versão. Foram seis fazendas que deram suporte direto para as gravações, sendo três delas usadas como locação, contendo rio, casa, árvores, descampado, baías e tudo mais que era fundamental para as nossas cenas", conta o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza.

Diante de tantas possibilidades no Pantanal, a equipe optou por não construir cidade cenográfica no Rio de Janeiro. "Optamos por construir nos Estúdios Globo os cenários fixos, como o interior da casa de José Leôncio, a tapera da família Marruá e o galpão dos peões, e outras áreas internas", finaliza Alexandre.

O local escolhido fica a cerca de quatro horas da cidade mais próxima, Aquidauana. Ao redor, somente fazendas e natureza selvagem. As seis fazendas dão suporte diretamente à produção, seja para hospedagem, para gravação ou almoxarifado, e algumas outras dão suporte indireto. Além de bastante espaço e pessoas, é preciso uma logística bem detalhada e organizada para dar conta do recado.

A gerente de produção Luciana Monteiro conta que foram necessários 12 caminhões para carregar todo o material de produção. Cada caminhão suporta até 12 toneladas.