Topo

Só melhora ou longo desafio? Colunistas analisam 'Faustão na Band'

Faustão estreou na Band no último dia 17 - Reprodução/Band
Faustão estreou na Band no último dia 17 Imagem: Reprodução/Band

07/02/2022 04h00

A expectativa para a estreia de Faustão em sua nova casa estava grande. Desde que foi ao ar na Band, no último dia 17, o programa com o ex-Globo tem uma repercussão grande nas redes sociais. No entanto, após um começo forte na audiência em São Paulo, o programa teve uma queda.

Mas o que acontece? Será que o melhor momento passou?

Os colunistas de Splash opinam:

"Faustão vai ter um longo desafio pela frente. A ideia de transformar todos os dias da semana em um domingo é realmente fantástica, mas na prática pode ser complicada para o público assimilar. O programa segue ótimo e com qualidade, com exceção de alguns deslizes que podem ser ajustados. Porém, as mudanças podem ter sido demais para criar novos hábitos. Além do programa ser longo, é cheio de cores e luzes. Isso exige bastante atenção e energia constante do telespectador, que às vezes só quer ser levado pela TV no final do dia. Por isso, acredito ser muito difícil o Faustão conseguir mudar a relação que o público tem com a TV, sobretudo nesse horário noturno." - Aline Ramos.

"Faustão na Band só melhora. Em um momento no qual todo tipo de entretenimento demanda por atenção plena e engajamento, o novo programa de Fausto Silva remete ao hábito de assistir TV como companhia. A atração é leve e agradável, uma válvula de escape. O desafio é transformar cada vez mais o telespectador ocasional em recorrente e, para isso, talvez seja necessário pensar em alguns ajustes da grade de atrações, com gatilhos melhor amarrados para voltar todos os dias." - Chico Barney.

"Fazer um programa diário é uma tarefa árdua. Depois de uma estreia surpreendente, a audiência não se manteve como no primeiro dia. Na verdade, era de se esperar. As atrações do programa são boas, fortes, mas ter o público ligado, diariamente, do início ao fim, é difícil. E tem um fator que precisa ser levado em conta: o hábito de se prender a uma novidade. O telespectador precisa ser fidelizado a ela, mesmo sendo apresentada por um comunicador do peso de Fausto Silva. Acredito, inclusive, que o apresentador saiba disso. 'Faustão da Band' continua sendo uma opção diferenciada - e porque não divertida - para quem quer ver outra programação que não seja telejornal e novela." - Marcelle Carvalho.