Topo

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, conheceu Hugh Jackman em 2017

De Splash, em São Paulo

01/02/2022 17h39

O dublador Isaac Bardavid, que morreu hoje aos 90 anos, já conheceu o ator Hugh Jackman, responsável por interpretar um de seus principais personagens nos cinemas: o Wolverine.

Os dois se abraçaram durante o programa "The Noite", exibido pelo SBT. A atração apresentada por Danilo Gentili reuniu ator e dublador em 2017.

Isaac foi reverenciado pelo artista ao entrar no palco. "Você não acha que eu mereço um Oscar?", brincou o dublador após sentar ao lado do entrevistado. Jackman questionou se Isaac continuaria com o personagem mesmo após ele deixar de interpretá-lo nos cinemas.

Eu me despedi do personagem porque Hugh Jackman também está se despedindo. Muitos ficaram preocupados, acharam que morreria por deixar o personagem. Hugh, você me ajudou a sobreviver na minha profissão durante 17 anos dublando a sua voz.
Isaac Bardavid em entrevista ao 'The Noite'

"Eu fico tocado. As pessoas não fazem ideia de quantas pessoas são necessárias para o sucesso de um filme. O senhor é parte do amor que as pessoas sentem pelo Wolverine e, por isso, sou muito grato", respondeu o artista australiano.

O último trabalho de ambos com o personagem Wolverine foi em "Logan", lançado em março de 2017. A visita de Hugh Jackman ao Brasil fez parte da divulgação do filme.

"Foi muito bom, foi uma coisa inesquecível para mim. Eu senti nele um reconhecimento verdadeiro pelo trabalho que eu fiz em cima dele aqui no Brasil. Eu nunca pensei que através da dublagem eu fosse ter um momento tão recompensador", disse em entrevista ao UOL na época.

Carreira de Isaac Bardavid

Isaac trabalhou como dublador por 63 anos na dublagem e 73 como ator. Apesar de ser mais lembrado por seu trabalho com a dublagem, ele também afirmou ter preferência pela arte de atuar em papo com o UOL realizado em 2017.

"Só me reconhecem pela voz. Eu me sinto espantado, às vezes curioso e às vezes um pouco até chateado. Eu sou ator. Comecei a fazer teatro em 1948, faz muito tempo. Gostaria que as pessoas me reconhecessem pela imagem também", afirmou.

Entre seus trabalhos estão o filme "O Escaravelho do Diabo" (2016), a novela "Salve Jorge" (2013) e a série de TV "Dois Irmãos", onde interpretou Abbas. "Irmãos Coragem" (1970), "Escrava Isaura" (1976) e outras novelas marcantes também são parte do currículo.

Além de Wolverine, os personagens que mais marcaram a carreira de Isaac como dublador foram o Esqueleto de He-Man no filme "Mestres do Universo'"(1987), Tigrão ("Ursinho Pooh"), Adam Cartwright ("Bonanza"), Robotinik ("Sonic") e os diversos filmes em que dá voz a Anthony Hopkins, o "Hannibal".

A morte de Isaac Bardavid foi confirmada pelo também dublador Garcia Jr. Na semana passada, a família anunciou que ele estava internado por uma complicação de um enfisema pulmonar.