Topo

Dublador de Wolverine e Esqueleto, Isaac Bardavid morre aos 90 anos

De Splash, em São Paulo

01/02/2022 17h05Atualizada em 03/02/2022 13h07

O dublador Isaac Bardavid, conhecido por dar voz a personagens clássicos como Wolverine e Esqueleto, morreu hoje aos 90 anos. A informação foi confirmada pela família dele.

Mais conhecido pelo trabalho como o herói da Marvel e o vilão do He-Man, Isaac Bardavid também era a voz brasileira de personagens como o temido Freddy Krueger, de "A Hora do Pesadelo",Tigrão, de "Ursinho Pooh", e Rei Harold, de "Shrek".

O dublador, inclusive, chegou a conhecer o ator Hugh Jackman, que interpretou Wolverine no cinema, sendo reverenciado pelo australiano.

Isaac estava internado em estado grave nos últimos dias para tratar de complicações relacionadas a um enfisema pulmonar. Em mensagem no perfil oficial do dublador, o filho João se despediu do pai.

"90 anos, 11 meses e 19 dias. Se bem conheço o coroa, ele diria assim: Toma tenência na vida, meu filho! É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, vô, bisavô e amigo hoje partiu para o plano espiritual", diz a legenda da imagem.

Segundo a família, um novo livro de Isaac está para ser finalizado agora em fevereiro. "É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto", lamentou o filho, que disse ainda que o pai questionava "por que ainda estava vivo" depois de tantos amigos dele morrerem em 2021.

Semana passada, o perfil oficial de Isaac no Instagram informou que "a doença estava insistindo em manter a oxigenação dele muito baixa, mesmo usando os aparelhos que já possui em casa". Por ele precisou ser internado.

A última atualização médica foi divulgada há dois dias. Apesar da leve melhora na ocasião, o caso seguia grave, informou a família do dublador.

"Nada a dizer além de 'obrigado por tudo'!", escreveu o também dublador Garcia Jr., famoso por trabalhar em "O Rei Leão", "007" e ser a principal voz do ator Arnold Schwarzenegger nas traduções brasileiras.

Além de dublador, Isaac era ator e trabalhou em novelas como "Escrava Isaura" (1976) e "O Cravo e a Rosa" (2000). O último trabalho na Globo foi na série "Carcereiros" (2021), quando viveu Álvaro.