Topo

Ana Baird ficou longe de novelas por 30 anos antes de 'Um Lugar ao Sol'

Ana Baird em  "Um Lugar ao Sol" (TV Globo) - Divulgação/TV Globo
Ana Baird em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo) Imagem: Divulgação/TV Globo

De Splash, em São Paulo

06/01/2022 08h09Atualizada em 06/01/2022 08h09

A atriz Ana Baird, 51, a Nicole de 'Um Lugar ao Sol" (TV Globo), gerou comentários após fazer um striptease no Instagram e questionar se os seguidores sensualizavam para si mesmos.

O registro foi retirado da rede social e Ana reclamou nos Stories a respeito: "Tantos corpos à mostra na internet, por que o meu não rola?".

Ana Baird - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Baird, que interpreta Nicole em "Um Lugar ao Sol", realizou um striptease burlesco
Imagem: Reprodução/Instagram

A atriz aproveitou para explicar o conceito de burlesco, palavra que carrega na sua biografia na rede social.

Burlar as regras, torcer, transformar, libertar. O striptease tradicional é feito para o prazer do homem. No burlesco o prazer é todo nosso. Meu corpo, minhas regras, meu desejo, meu prazer. Ana Baird

Não é a primeira vez que ela promove reflexões sobre comportamentos machistas e ofensivos: na pele de Nicole, em "Um Lugar ao Sol", a gordofobia é retratada e enfrentada através do humor.

Nicole faz stand-up e é dubladora, acaba se envolvendo com Paco (Otávio Müller) e repensa a necessidade de perder peso para viver uma suposta felicidade.

"Fiquei muito feliz por poder levar a questão da gordofobia para a televisão, porque é algo tão comum na nossa sociedade. Muita gente tem me falado como tem se sentido representada pela Nicole", contou Ana em entrevista a Patrícia Kogut.

Berço artístico

Cantora e astróloga, Ana é filha do atores Antônio Pedro e Margot Baird — também cantora, ela ainda é irmã da atriz Alice Borges.

Ao Gshow, ela contou que desde pequena as duas acompanhavam novelas.

"Eu e minha irmã víamos novelas juntas, comprávamos os CD's de trilha sonora. A gente é atriz e fã ao mesmo tempo", disse.

Mesmo com a família no ramo, ela cogitou desistir da carreira por falta de oportunidades, quando se mudou para a região de Nova Friburgo (RJ).

"Falei: 'não quero mais, cansei, não quero mais ser atriz, vou ser só cantora, terapeuta e fazer outra coisa'. Mas não durou muito tempo porque a vida é assim, graças a Deus. Não dava para negar minha história, adoro o que faço", contou a Quem.

30 anos longe da novela

A noveleira deu um longo espaço de tempo à paixão da teledramaturgia.

A carreira começou na TV começou aos nove anos em "Sítio do Picapau Amarelo", quando viveu Maria, da história "João e Maria". Nas novelas, foram os títulos de "Final Feliz", em 1982 e "O sexo dos Anjos", em 1989.

Ela chegou a fazer parte de programas e séries de humor, como "Os Cara de Paus" e, em 2015, do "Chapa Quente", como Creuza.

"Também fiz umas 95 milhões de participações, grandes, pequenas, médias. Essa é a realidade de muitos atores. Continuei fazendo teatro muito tempo. Sou totalmente cria do teatro. Mas não tem muita explicação para que isso tenha acontecido. É claro que [a profissão de ator] tem muitos desafios. Já fiz muita peça que não teve público, interpretei papéis que não eram para mim, mas temos que pagar as contas e vamos trabalhando do jeito que dá", contou a Quem.

A quebra foi em "Um Lugar ao Sol", novela das 21h inédita da Globo. O convite do diretor artístico da novela foi um susto, mas Ana resolveu aceitar e se identificou com Nicole.

"Realmente foi aquele momento em que você está pronto para fazer uma coisa, e a coisa chega para você. É uma conjunção de coisas que te colocam no lugar certo, na hora certa", disse ao Gshow.