Topo

12 ótimos filmes de Natal (e por que o do Hassum não chega perto da lista)

Crítica | Uma Segunda Chance para Amar -
Crítica | Uma Segunda Chance para Amar

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/12/2021 04h00

Passada a ceia de Natal, restam as sobras na geladeira, aquele cansaço misturado com preguiça e a vontade de não fazer nada. E é para acalentar estes momentos que existem as listas de filmes para ver nesta data —e também, é claro, para evitar.

Afinal de contas, um bom filme de Natal precisa ter alguns elementos essenciais: uma boa história de família, que serve para todas as idades e deixa aquele "quentinho" no coração. E, para isso, existem histórias para todos os gostos.

Para os apaixonados...

A boa e velha comédia romântica nunca perde a vez, mas alguns filmes lançados nos últimos anos fizeram o bom trabalho de acrescentarem um temperinho a mais à mistura.

Alguém Avisa?

Cena de "Alguém Avisa?" - Reprodução - Reprodução
Cena de "Alguém Avisa?"
Imagem: Reprodução

"Alguém Avisa?", por exemplo, é um filme do ano passado dirigido e escrito por Clea DuVall. Na história, Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) são namoradas, e Harper decide convidar a amada para passar o Natal com sua família. O problema é que ninguém sabe que elas são um casal, o que gera problemas, crises de ciúmes e muitas confusões.

Acredite, parece um roteiro retirado de um site de fanfics -e isso não é uma crítica negativa. O filme está disponível na HBO Max.

Um Crush para o Natal

Um Crush para o Natal - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
"Um Crush para o Natal"
Imagem: Divulgação/Netflix

Permanecendo no tema LGBT, a Netflix lançou este ano o filme "Um Crush para o Natal". Sabe aquela história em que dois amigos fingem um namoro e acabam se apaixonando de verdade? Se você também é apaixonado(a) por esse clichê, o filme é feito sob medida para o seu gosto.

Uma Segunda Chance para Amar

"Uma Segunda Chance para Amar" - Divulgação - Divulgação
"Uma Segunda Chance para Amar"
Imagem: Divulgação

Ainda nos clichês, este é para quem é fã de Wham! O longa dirigido por Paul Feig e estrelado por Emilia Clarke e Henry Golding adapta a história da canção "Last Christmas", com uma reviravolta no final que pode até não ser das mais imprevisíveis, mas ainda promete encantar e conquistar corações amolecidos.

Para ver com a criançada

Passar o Natal em família é sinônimo de precisar interagir com aquela criança que você só viu uma vez na vida e sobre quem não sabe absolutamente nada. E é justamente por isso que existem filmes infantis!

O Natal de Ângela

A animação da Netflix, inclusive, é perfeita para o curto limite de atenção das gerações atuais. O média-metragem de 30 minutos é baseado em uma história do escritor Frank McCourt, e narra a comovente história de uma garotinha que tem uma ideia fantástica enquanto passa a Véspera de Natal com a família na Igreja. O filme encantou tanto que deu origem a uma sequência -também na Netflix.

Um Herói de Brinquedo

Arnold Schwarzenegger em cena de "Um Herói de Brinquedo" (1996) - Divulgação - Divulgação
Arnold Schwarzenegger em cena de "Um Herói de Brinquedo" (1996)
Imagem: Divulgação

Dizem por aí que criança velha também é criança, e quem cresceu com a Sessão da Tarde vai se identificar. Nesta grandiosa obra da sétima arte, Arnold Schwarzenegger vive um pai que precisa encontrar o boneco Turbo Man para o filho -mas deixou a missão para a última hora e acabou se dando mal. O filme está disponível no Disney+.

Os Fantasmas de Scrooge

Os Fantasmas de Scrooge, filme de 2009 - Reprodução - Reprodução
"Os Fantasmas de Scrooge", filme de 2009
Imagem: Reprodução

Versão de 2009 do clássico "A Christmas Carol", publicado em 1843 por Charles Dickens, a animação de Robert Zemeckis conta a história do amargo Ebenezer Scrooge (Jim Carrey). Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit (Gary Oldman), seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred (Colin Firth).

Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

Essa é para amolecer corações gelados. E está no Disney+.

O Natal do Charlie Brown

Amolecer corações, aliás, é a especialidade de Peanuts e Charlie Brown. Neste curta, Charlie Brown se torna o diretor de uma peça teatral da turma, e precisa lidar com as diferentes opiniões dos amigos para chegar a um consenso e descobrir o verdadeiro significado do Natal -em uma obra que, no melhor estilo do lendário Charles M. Schultz, faz nossos amiguinhos questionarem o capitalismo e o consumismo das festividades antes de olharem para o que realmente importa.

O Natal dos Muppets

"Muppets" - Reprodução - Reprodução
"Muppets"
Imagem: Reprodução

Tudo bem, fantoches não são para todos os gostos, mas o sapo Caco e sua turma conquistam até os mais céticos. Neste filme de 1992, eles também adaptam o clássico de Charles Dickens, e aprendem juntos a compreender o espírito do Natal. Assim fica fácil amolecer para essas criaturas para lá de esquisitas.

Clássico é clássico

A Felicidade Não Se Compra

A Felicidade Não se Compra - Divulgação - Divulgação
"A Felicidade Não se Compra"
Imagem: Divulgação

Só a história de "A Felicidade Não Se Compra" já renderia um filme. Fadado ao fracasso em seu lançamento em 1946, o filme foi rapidamente esquecido, chegando a afundar a carreira do diretor, Frank Capra, e levar a produtora, Liberty Films, à falência.

A reviravolta veio em 1974 quando, pela Copyright Act de 1909, os direitos da Republic Pictures sobre o filme venciam e não foram renovados, fazendo com que caísse em domínio público -e isso levou ao sucesso mundial.

A história? É simples: George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte. Mas tantas pessoas oram por ele que o anjo Clarence (Henry Travers) é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks. O filme está disponível no Telecine.

Férias Frustradas de Natal

Sabe quando tudo dá errado e você só quer fugir da família? Se a sua resposta foi "sim", este filme é para você. Com roteiro do incomparável John Hughes, o filme conta a história de Clark Griswolds (Chevy Chase), que promete à sua família um Natal maravilhoso, mas vê as coisas saírem do controle e precisa correr contra o relógio para consertar a data mais importante do ano.

Incorreto

Papai Noel às Avessas

Billy Bob Thornton em "Papai Noel às Avessas" (2003) - Divulgação - Divulgação
Billy Bob Thornton em "Papai Noel às Avessas" (2003)
Imagem: Divulgação

Com Billy Bob Thornton, nada poderia dar exatamente certo. Neste filme, ele vive Willie T. Stokes, um Papai Noel bastante diferente e politicamente incorreto que todo ano assalta lojas com o seu comparsa, que se disfarça de ajudante de Papai Noel. Quando Willie começa a beber demais, o plano começa a falhar e eles são alvos de desconfiança.

Para evitar

Tudo Bem no Natal que Vem

O filme de Natal de Leandro Hassum, lançado em 2020 pela Netflix, também é um amontoado de clichês, como outros desta lista. A diferença é que, ao invés de honrá-los e fazer algo divertido, "Tudo Bem no Natal que Vem" soa apenas como um repeteco de tudo o que já vimos sendo feito muito melhor por aí. Uma pena.