Topo

Relatos de possessões demoníacas de cientista da Nasa inspirou O Exorcista

"O Exorcista" (1973), foi dirigido por William Friedkin - Reprodução
"O Exorcista" (1973), foi dirigido por William Friedkin Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Alagoas

20/12/2021 16h01

Um dos filmes de terror mais famoso da história, "O Exorcista" (1973) foi inspirado em relatos de "possessões demoníacas" feitos pelo cientista da NASA (Agência espacial norte-americana) Ronald Edwin Hunkeler, engenheiro responsável pela tecnologia que deixa os foguetes mais resistentes ao calor extremo.

Segundo o New York Post, Hunkeler, quando tinha 14 anos, costumava ouvir batidas e arranhões na porta de seu quarto, via os objetos serem atirados e sua cama se mover sozinha.

Devido a esses episódios paranormais, o cientista, ainda adolescente, foi submetido a alguns exames médicos e psicológicos, mas nada de anormal foi encontrado. A família dele então o submeteu a pelo menos 20 sessões de exorcismo em um período de três meses.

Conforme o noticioso, esses relatos foram feitos por Luther Schulze, pastor da família de Ronald, durante uma participação no Laboratório de Parapsicologia da Universidade Duke, em 1949.

De acordo com o religioso, a simples presença do adolescente fazia uma imagem de Jesus Cristo chacoalhar. Hunkeler só teria se livrado do demônio em meados de abril de 1949. Meses depois, sua história foi contada pelo jornal Washington Post, que preservou a identidade do adolescente.

Ainda segundo o New York Post, o cientista, que morreu no ano passado em decorrência de um derrame, tinha medo de que as pessoas descobrissem que era ele o adolescente retratado pela imprensa norte-americana na época.

Ao site, a esposa do cientista, que preferiu ter sua identidade preservada, contou que na época de Halloween eles saíam de casa, pois Ronald "imaginava que alguém viria para ver onde ele morava e nunca o deixaria em paz". "Ele teve uma vida terrível de preocupação", completou, referindo-se ao medo que o marido sentia de que esse detalhe de sua vida fosse exposto.

Por fim, a viúva relatou que, no ano passado, ela foi surpreendida com a visita de um padre que foi até sua residência sem ter sido convidado para fazer um ritual antes da morte de Hunkeler. Ela acredita que o religioso foi responsável por levar seu marido "para o céu".

Dirigido por William Friedkin, "O Exorcista" se tornou um clássico do gênero terror e foi baseado no livro homônimo escrito por William Peter Blatty, publicado em 1971. A história ganhará um novo filme, em processo de produção. A franquia também ganhou uma série de mesmo nome, cuja história foi contada em duas temporadas, disponíveis no Amazon Prime Video.