PUBLICIDADE
Topo

Os poderes de Neo, Agente Smith e outros segredos do trailer de 'Matrix 4'

Trinity (Carrie-Anne Moss) e Neo (Keanu Reeves) se reencontram em "Matrix Resurrections" - Warner Bros/Divulgação
Trinity (Carrie-Anne Moss) e Neo (Keanu Reeves) se reencontram em "Matrix Resurrections" Imagem: Warner Bros/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

06/12/2021 17h37

O novo trailer de "Matrix Resurrections" chegou com tudo! A prévia explica quem é o personagem de Jonathan Groff e revela os novos poderes de Neo.

Com Neo, ou Thomas Anderson (Keanu Reeves), de volta dentro do mundo virtual e vivendo uma rotina aparentemente normal, o longa se passa 20 anos após a primeira trilogia. Ele não se recorda de ter sido o Escolhido, e já vimos que ele toma pílulas azuis para não acordar para a Matrix.

Após um encontro com Trinity (ou Tiffany) e a oferta da pílula vermelha por Morpheus (Yahya Abdull-Mateen II) abrirem novamente os olhos do nosso herói, ele deve recobrar a pessoa que era e continuar a luta para salvar a humanidade.

O trailer, repleto de ação, ajuda a responder algumas dúvidas dos fãs, e sugere fortemente que algumas teorias que vêm circulando entre a audiência estão corretas.

O que realmente há de novo no material?

Uma teoria que circulava há um tempo era sobre o personagem de Jonathan Groff ser uma nova versão do Agente Smith, vivido inicialmente por Hugo Weaving.

Jonathan Groff é o Agente Smith em "Matrix Resurrections" - Reprodução - Reprodução
Jonathan Groff é o Agente Smith em "Matrix Resurrections"
Imagem: Reprodução

O trailer não confirma totalmente que Groff é o vilão, mas deixa as pistas de forma bem evidente. No primeiro momento, Groff e Weaving aparecem intercalados fazendo o mesmo discurso sobre os humanos levarem uma vida "distraída" da realidade do universo.

Em outra cena, Weaving aparece gritando pelo "Sr. Anderson", e as imagens são intercaladas entre Weaving e Groff dizendo a mesma coisa.

A substituição de atores, aliás, é coerente, levando em conta até mesmo que Yahya vive uma nova versão de Morpheus, interpretado inicialmente por Laurence Fishburne. Faria sentido que as máquinas tenham criado uma nova versão do Agente Smith para que ele ficasse de olho em Neo e garantisse que ele não causaria mais problemas.

Afinal, o que está acontecendo?

Jessica Henwick estrela cartaz individual de Bugs em "Matrix Resurrections" - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Jessica Henwick estrela cartaz individual de Bugs em "Matrix Resurrections"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

Em alguns momentos do trailer, as imagens se alternam entre cenas novas e outras semelhantes do primeiro filme, de 1999. Além disso, Bugs (Jessica Henwick), que promete ter um papel essencial no filme e deve ser "os olhos do público dentro da história", comenta sobre déjà vu. Ela diz:

Um déjà vu, mas está obviamente errado. Talvez essa não seja a história que achamos ser.

A fala e o contexto situam o filme possivelmente com uma trama semelhante à do longa original, mas com diferenças importantes que vão modificar toda a história. Por isso, "Matrix Resurrections" não deve reiniciar a história, mas pode ser que comece com a Matrix reiniciada, em um novo ciclo. Em "Matrix Reloaded", o Arquiteto explica que houve cinco iterações antes de Neo.

Guerra

Niobe (Jada Pinkett Smith) em "Matrix Resurrections" - Reprodução - Reprodução
Niobe (Jada Pinkett Smith) em "Matrix Resurrections"
Imagem: Reprodução

Niobe (Jada Pinkett Smith) diz a Neo que é fácil esquecer o quanto de ruído que a Matrix despeja na cabeça de alguém. Mas ela pontua que outra coisa faz o mesmo tipo de barulho: guerra.

Esse combate, novamente, deve ser entre Neo e os humanos contra as máquinas, agora que a Matrix promete estar mais forte e perigosa do que nunca. Resta qual função Niobe, agora mais velha, vai exercer, já que ela encontra harmonia entre humanos e máquinas no final de "Matrix Revolutions".

Trinity em perigo e novos poderes

Morpheus diz a Neo que ele precisa lutar por Trinity caso queira vê-la novamente. Em outro momento do trailer, ela chama por ele como se estivesse pedindo ajuda. No trecho seguinte, ele a protege de uma rajada de balas no alto de um prédio. Será que ela está ameaçada?

Algumas teorias sugerem que, dessa vez, a Escolhida será ela ao invés de Neo, o que poderia explicar por que ela teria se tornado um alvo. De qualquer forma, é o encontro entre os dois na cafeteria (chamada "Simulatte", em um jogo de palavras com "simulação) que faz ambos despertarem.

Trinity (Carrie-Anne Moss) deve ter papel expandido em "Matrix Resurrections" - Reprodução - Reprodução
Trinity (Carrie-Anne Moss) deve ter papel expandido em "Matrix Resurrections"
Imagem: Reprodução

Também descobrimos que Neo tem novos poderes, que surgem quando ele luta Kung-Fu contra Morpheus (outra referência a "Matrix" de 1999) e, depois, contra o Agente Smith. Também fica claro que Trinity terá um papel expandido. Quando Sati (Priyanka Chopra) diz que "a escolha mais importante da vida de Neo não será feita por ele", é Trinity quem aparece nas imagens —sugerindo que o destino dele estaria nas mãos dela.

"Matrix Resurrections" estreia nos cinemas brasileiros no dia 22 de dezembro, e conta com um elenco para lá de recheado. Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Jada Pinkett Smith recebem no elenco Yahya Abdul-Mateen II ("A Lenda de Candyman"), Jonathan Groff ("Mindhunter"), Neil Patrick Harris ("How I Met Your Mother"), Priyanka Chopra ("Quantico"), Jessica Henwick ("Punho de Ferro") e Brian J. Smith ("Sense8").