Topo

Camila Pitanga abre o jogo sobre deixar a Globo: 'Sair da zona de conforto'

Camila Pitanga fala sobre sua saída da Rede Globo - Reprodução/Instagram
Camila Pitanga fala sobre sua saída da Rede Globo Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

19/11/2021 14h22

A atriz Camila Pitanga, de 44 anos, abriu o jogo sobre a sua saída da Rede Globo, emissora que trabalhou por quase 30 anos.

Em entrevista para a revista "Claudia", a atriz falou sobre o desejo de experimentar trabalhar no universo do streaming. Nesta semana, Camila assinou com a plataforma de streaming HBO Max.

"Tomei a decisão de sair da minha zona de conforto para assumir uma nova responsabilidade. Sei que não será simples, mas acredito na minha força criativa", disse ela.

Porém, a atriz ainda poderá ser vista em nova produção da emissora. Na semana que vem, a partir do dia 25, ela aparecerá como a lobista Olga na segunda temporada de "Aruanas", no aplicativo Globoplay.

A atriz também se prepara para o lançamento de "Malês", longa em que atua e tem a direção do seu pai, Antônio Pitanga. O filme mostra o histórico levante, em 1835, de negros muçulmanos que foram escravizados na Bahia.

Na entrevista, a atriz falou sobre o convívio com a filha, Antônia, 13, durante a pandemia. Segundo Camila, elas construíram maturidade na parceria e individualmente.

"Deu tempo de adoecer, entristecer, se salvar e ter cumplicidade. Vivemos a eternidade das incertezas, mas também a eternidade da afirmação da vida. Isso foi conversado entre nós duas, mesmo com vários altos e baixos", disse ela.

Ela brincou que agora há os desafios da adolescência. "Brinco que até os 9 anos dela, eu era uma patinadora de gelo ousada. Agora, já sinto o piso meio molhado. Ela vem socializando mais e descobrindo a própria autonomia, por isso, acordos precisam ser feitos", comentou a atriz.

Relacionamento

A atriz falou sobre julgamento de seus relacionamentos. Em outubro, ela compartilhou que estava namorando o professor de filosofia Patrick Pessoa, após o terminar um relacionamento com a artesã Beatriz Coelho. Camila acabou sendo alvo de haters na internet.

Agora, mais do que nunca, fomos convocados a não abrir mão da liberdade, seja a minha, seja a de quem me cerca, seja a de quem pensa diferente de mim. Quando pessoas acham que têm autoridade para serem preconceituosas sem pudor, a gente não pode recuar. Não dá para abrir espaço para o obscurantismo e o julgamento dos outros.

A atriz complementou e disse que a idade ajudou a entender que a sua vida ou de quem ela ama não tem a ver com o outro. "Não se trata de um panfleto ou lição de moral para ninguém. É só o meu modo de viver, de amar e de existir. Se respeitarmos uns aos outros, teremos uma vida mais interessante, colorida e plural", afirmou.

Maturidade

No bate-papo, a atriz disse que a idade permitiu se sentir mais inteira, conectada com ela mesma e com os seus desejos. Camila se sente satisfeita com sua caminhada, mas faz questão de dizer que admira ainda mais o seu tempo presente. "Trilho uma trajetória de maturidade e envelhecimento com saúde, amor próprio e aceitação de fissuras e medos", contou.

Ela contou que, atualmente, encara seus passos em falso com leveza e compreensão mais amorosa do que antes.

Eu era uma general comigo mesma. Eu me acolho quando estou frágil e insegura, mas também louvo a minha versão que pensa, ama, se comunica, trabalha. Essa sou eu! Gosto da pluralidade. Sou uma mulher negra em movimento e tudo o que vivi até agora me dá orgulho. Nada se abandona, tudo fica como suspiro, cicatriz ou reflexão para mudança.