Topo

Mensagens sem respostas, choro e homenagens: a morte de Cris Lôbo na Globo

De Splash, em São Paulo

12/11/2021 04h00

A morte da jornalista Cristiana Lôbo aos 64 anos, em decorrência de um tipo de câncer chamado mieloma múltiplo, rendeu homenagens feitas pelos colegas durante a programação da GloboNews e da TV Globo.

A emissora onde Lôbo trabalhava interrompeu a programação durante a manhã de ontem para exaltar a carreira e destacar a importância da jornalista. Amigos e profissionais da área também lamentaram a morte nas redes sociais.

Leilane Neubarth emocionada ao dar notícia

A morte de Cristiana foi anunciada ao vivo pela apresentadora Leilane Neubarth, que se emocionou ao homenagear a colega de emissora.

Eu queria em nome de toda a equipe da GloboNews prestar solidariedade, mandar um abraço para o Murilo, marido da Cris, para a Barbara e pro Gustavo, filhos da Cris, e pro Antônio e pro Miguel. Fomos avós na mesma época. Quero agradecer a Cris. Trabalhamos diariamente durante 10 anos, aprendi demais como ser humano e como jornalista.
Leilane Neubarth

A âncora do programa Conexão GloboNews disse que a jornalista de política foi sua companhia no trabalho durante 10 anos e com ela aprendeu sobre a profissão e a vida.

Mensagem não respondida de Natuza Nery

Natuza Nery chorou ao comentar a morte de Cristiana Lôbo ao entrar ao vivo no "Conexão GloboNews". A jornalista se emocionou ao lembrar a relação entre elas durante a homenagem.

"Poxa, tô vendo a imagem dela aí. Acho que essa vai ser a minha última imagem do lado dela. Eu vou pedir desculpas, está sendo muito difícil essa notícia", disse a jornalista com a voz embargada.

Natuza revelou que sua primeira experiência na televisão foi a convite de Cristiana Lôbo. "Eu era uma jornalista foca (iniciante) e a gente brincava que a gente queria ser para sempre foca, porque o 'foca' tem gana, quer dar furo, quer antecipar movimentos e a Cris tinha isso", contou.

"Achei estranho, porque a última mensagem que mandei para ela, ela não respondeu. E fiquei preocupada. A sensação que eu tenho é que a gente perde um pedaço de nós na GloboNews e no jornalismo político", completou.

Elogios de Miriam Leitão

Miriam Leitão, que encerrou a sua participação no telejornal antes de ser confirmada a morte de Cristiana, voltou ao ar para elogiar a colega.

"Sempre foi boa entrevistando, levantando bastidores. Como colega, mostrou uma força. Nosso sentimento é muito forte até para falar. Queria passar aos familiares da Cris, nosso abraço e nosso carinho enorme. Foi uma grande jornalista e uma grande colega", disse a jornalista.

Desabafo de Christiane Pelajo

Durante a abertura da edição das 16h do Jornal da GloboNews, a apresentadora afirmou que os jornalistas costumam ter uma "casca" para lidar com as notícias ruins, mas que a perda mexeu emocionalmente com os colegas de emissora.

Não tem proteção capaz de conter o sentimento de perder uma amiga, uma referência. Esse é o sentimento de cada um de nós em todas as redações da GloboNews hoje. Você já viu muitos colegas desde cedo equilibrando lágrimas, respirando fundo, chorando no ar. É que tem dia que é pesado demais.
Christiane Pelajo

Choro de Jô Soares

Jô Soares chorou ao vivo na GloboNews ao falar sobre a jornalista, com que trabalhou em seu programa entre 2005 e 2016 no quadro "Meninas do Jô".

"Ela falava as cosias com uma tranquilidade, uma serenidade e uma verdade. Além de ter uma beleza transcendente. Ela deixa muita saudade, muita saudade em todos nós", destacou o apresentador.

Além de Cristiana Lôbo, participaram do quadro Lillian Witte Fibe, Ana Maria Tahan e, até 2013, Lucia Hippolito — ela se afastou por motivos de saúde e foi substituída por Cristina Serra. O apresentador afirmou que o quadro é uma das coisas que "mais sente falta" do trabalho na TV.

Emoção de Andréia Sadi

Andréia Sadi se emocionou e destacou que foi Cristiana Lôbo uma das pioneiras na cobertura dos bastidores do Congresso Nacional. A jornalista ainda relatou a última conversa que teve com a colega foi há 10 dias.

"Ela sempre foi uma lenda para a gente que chega à Brasília para ser jornalista de política. Sempre foi uma referência para mim. Quando ela chegou era tudo mato, ela foi abrindo porta para nós jornalistas mulheres na política", lembrou Sadi.

O jornalista José Roberto Bournier também homenageou Lôbo durante o Conexão GloboNews.

Marcelo Cosme também chorou ao vivo

Quem também chorou ao vivo durante uma homenagem foi o apresentador Marcelo Cosme. Ele confessou ter se emocionado muito após receber a notícia.

"A Cris tem gosto de mãe para mim, sabe, Leilane? Sempre me cuidou, sempre me orientou, puxou minha orelha quando tinha que puxar minha orelha", afirmou Marcelo.

Marcelo Cosme se emocionou com a morte da amiga - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Marcelo Cosme se emocionou com a morte da amiga
Imagem: Reprodução/GloboNews

Homenagens na TV Globo

Ana Maria Braga também falou sobre a morte de Cristiana Lôbo durante o "Mais Você". Na sequência, Patrícia Poeta voltou ao assunto durante a apresentação do "Encontro".

Para mim, uma das mulheres mais íntegras, amiga, gostosa conversar com ela. Foi em decorrência de um mieloma múltiplo, agravado por uma pneumonia. Sinto muito mesmo pela perda, vai em paz, vai fazer uma falta.
Ana Maria Braga

"A cris era toda cheia de vida. Esse sorriso dela era muito marcante. Muito simpática, ela era muito carismática. Um tema árido que ela traduzia com uma simplicidade", afirmou a ex-apresentadora do Jornal Nacional.

Morte

O mieloma múltiplo é um câncer nas células da medula óssea responsáveis pela produção dos anticorpos que combatem vírus e bactérias. No último final de semana, Cristiana Lôbo foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com pneumonia.

Ela estava afastada da GloboNews desde o ano passado. Ao Splash, a emissora afirmou em junho que ela estava de licença médica, mas não informou mais detalhes sobre o estado de saúde da jornalista. Ela costumava evitar a exposição e manteve silêncio em relação ao assunto.

Lôbo deixa o marido, Murilo, e dois filhos, Bárbara Lôbo e Gustavo Lôbo.