Topo

'Cris abriu uma porta para mulheres na cobertura', diz Julia Duailib

De Splash, em São Paulo

11/11/2021 13h43Atualizada em 12/11/2021 10h40

A jornalista da GloboNews Julia Duailibi afirmou que tinha em Cristiana Lôbo, morta aos 64 anos, sua inspiração e que a veterana foi uma das pioneiras para abrir espaço para mulheres jornalistas na cobertura política.

Cristiana Lôbo estava afastada da GloboNews desde o ano passado. Ela estreou no canal com o programa "Fatos e Versões" e cobriu as eleições de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, em 2010 e 2011.

Duailibi disse ao UOL News que a generosidade com os mais novos era uma característica de Cristiana Lôbo.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

Muito difícil para nós que somos de uma geração posterior e mulheres que entraram na cobertura política. A Cris abriu uma porta, uma porta no mercado no geral, para fazer essa cobertura que ainda é muito machista. Eu lembro de ler a Cris no jornal Estado de S. Paulo fazendo a análise de bastidor, que vai além do factual. Ela fez uma migração para a TV. Quando digo que era generosa, é porque tinha um programa na GloboNews, 'Fatos e Versões', em que ouvia os jornalistas e trazia os mais jovens que ela achava que tinha um olhar interessante para ouvi-los. Ela fala não só com os consolidados, mas com gente que estava começando. Julia Duailibi no UOL News

Antes da carreira na TV, Cristiana trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

Lôbo também analisou a polícia brasileira na TV Globo em programas como "Hora Um".

Assim como Duailibi, outras colegas de GloboNews prestaram homenagens e se emocionaram ao falar do legado de Cristiana Lôbo. Julia ainda citou às vezes que encontrou a jornalista no Congresso Nacional, sempre com humildade.

Ela tinha essa abertura, de pegar na mão. Esbarrava com ela em Brasília, ela dizia: vamos lá comigo, vou falar com senador lá. Ela não tinha isso de que a fonte era dela, ao contrário, ela agregava. Ela era muito natural com o trato com a fonte e com a maneira que ela levava ao ar. É o objetivo de todo jornalista na TV, conversar com o telespectador, parecer o mais natural. Julia Duailibi no UOL News