PUBLICIDADE
Topo

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras: 'Ícone'

De Splash, em São Paulo

04/11/2021 17h31

Fernanda Montenegro foi eleita para ocupar a cadeira 17 da ABL (Academia Brasileira de Letras). A instituição comunicou a escolha da atriz de 92 anos em seu site oficial.

A artista recebeu 32 dos 34 votos válidos na eleição da academia e vai substituir o diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto no dia 15 de março de 2020 em decorrência de problemas respiratórios.

Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro.
Marco Lucchesi, presidente da ABL

Fernanda também se manifestou nas redes sociais agradecendo a instituição. A atriz deve assumir o posto na ABL no mês de março de 2022.

A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural.
Fernanda Montenegro

Outras homenagens

Em 1999, Fernanda Montenegro foi condecorada com a maior comenda que um brasileiro pode receber da presidência do Brasil: a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito pelo "reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras".

No mesmo ano, foi realizada uma exposição realizada no MAM (Museu de Arte Moderna), no Rio de Janeiro, para comemoração dos 50 anos de carreira da atriz.

Ao completar 75 anos em 2004, recebeu o prêmio de melhor atriz no festival de Tribeca, em Nova York, por sua atuação no filme "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein.