Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Mitomania? O que significa desabafo de Anitta após fofoca de Gui Araujo

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

24/10/2021 16h14

Depois de uma suposta fofoca de Gui Araujo envolvendo o nome de Anitta, a cantora publicou em seu Twitter a definição de "mitomania" e ainda revelou ter tido "a experiência de me cruzar meu destino com mitômanos algumas vezes na minha vida". Segundo ela, "a mitomania existe. É real e não é frescura."

Com o desabafo da cantora, muitos fãs e usuários das redes sociais se perguntaram o que é a mitomania. E, para você entender tudo o que Anitta quis dizer, Splash te explica.

A mitomania acontece quando alguém conta mentiras de maneira compulsiva e sem avaliação das consequências do que é dito. Assim, o ato de falar histórias falsas ou exageradas se torna uma patologia, chamada então de mitomania ou também doença da mentira.

Segundo Alfredo Maluf, médico psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, afirmou à Viva Bem, "quando usamos a mentira para obter algum tipo de vantagem, mesmo que seja pequena, comprometemos a situação de bom convívio interpessoal e podemos entrar em uma linha delicada de distúrbios e transtornos de personalidade".

A origem da doença pode ser dar diferentes maneiras e podem influenciar tanto fatores psicológicos quanto ambientais, como relações complicadas com outras pessoas ou familiares. A mitomania também pode ser associada a transtornos de personalidade, bipolaridade e sociopatia.

Já o diagnóstico não é algo fácil de se chegar e começa a ser percebida por amigos e familiares da pessoa que começa a contar histórias fantasiosas demais e que não podem ser confirmadas. Para isso, é necessário bastante tempo de acompanhamento de um profissional capacitado para isso, como um psicólogo ou psiquiatra, que também indicarão o tratamento assertivo para a mitomania.

Na cultura pop

Há um mitomaníaco bastante famoso na cultura pop: Fletcher Reede, o personagem principal de "O Mentiroso", filme de 1997 estrelado por Jim Carrey.

Pôster de 'O Mentiroso' - Divulgação - Divulgação
Pôster de 'O Mentiroso'
Imagem: Divulgação

O longa acompanha Fletcher, um advogado de bastante sucesso que mora Los Angeles, Estados Unidos, que construiu sua carreira baseada em contar mentiras — algo que ele faz compulsivamente. No entanto, ele está divorciado, afinal sua ex-esposa não acredita em nada o que ele diz —, e seu filho Max (Justin Cooper) não aguenta mais as desculpas e promessas falsas pelo pai.

Tudo se torna mais complicado para Fletcher quando Max, triste pela ausência do pai em sua festa de aniversário de 7 anos, faz um pedido e deseja que o pai não consiga mentir por um dia inteiro. O pedido é atendido e Fletcher não consegue mentir durante um dia inteiro, o que acaba afetando até mesmo o seu trabalho como advogado.