Topo

Filho de Bruce Lee morreu com tiro de arma cenográfica em 1993

Brandon Lee morreu gravando uma cena do filme "O Corvo" (1994) - Divulgação
Brandon Lee morreu gravando uma cena do filme "O Corvo" (1994) Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

22/10/2021 16h53Atualizada em 22/10/2021 17h36

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins nas gravações do faroeste "Rust" não foi a primeira tragédia causada por uma falha de armas cenográficas: Brandon Lee, filho de Bruce Lee, também morreu em circunstâncias parecidas.

Em 1993, ele gravava uma cena de "O Corvo" quando levou um tiro de uma arma cenográfica que não havia sido devidamente higienizada — ela ainda continha fragmentos de balas de verdade.

Em cenas que precisam de mais realismo, a equipe de produção pode optar por utilizar uma arma real com balas de festim, que apenas fazem barulho e simulam um disparo real. Foi esse o caso em "O Corvo", mas os fragmentos de bala atingiram o ator na barriga.

As câmeras continuaram rodando até que Lee não se levantou ao fim da cena. Ele foi levado para o hospital, mas morreu após 12 horas. Ele tinha 28 anos.

Hoje, a irmã de Brandon se solidarizou com a família de Halyna Hutchins: "Os nossos corações estão com as famílias de Halyna e Joel, e com todos os envolvidos no incidente de Rust. Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagens. Ponto final".

As consequências

A morte de Lee foi investigada pelas autoridades locais, que decidiram que nenhuma queixa criminal seria prestada. Jerry Spivey, o promotor responsável pelo caso, afirmou que a negligência era um fator, mas não havia evidências de crime.

Linda Lee Cadwell, mãe de Brandon Lee, processou o estúdio por negligência, e no mês seguinte fez um acordo extrajudicial para finalizar o processo.

Michael Massee, o ator que efetuou o disparo, morreu aos 64 anos em 2016. Após o acidente, ele ficou meses afastado e só voltou ao trabalho um ano depois da morte de Brandon. Em 2005, ele disse em entrevista ao canal Extra TV que ficou traumatizado:

O que aconteceu com Brandon foi um acidente trágico. É algo com que precisarei viver... Demorou um tempo para eu conseguir não minimizar, mas seguir com a minha vida. É muito pessoal. É algo que eu quero garantir que não se repita enquanto eu trabalhar. Por isso, fico muito atento a coisas dando errado no set.

'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais