Topo

Ancine manda arquivar projeto de lançamento de 'Marighella' no Brasil

Seu Jorge e Wagner Moura no set de "Marighella" - Reprodução/Divulgação
Seu Jorge e Wagner Moura no set de 'Marighella' Imagem: Reprodução/Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/08/2021 18h56Atualizada em 13/08/2021 18h56

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) encaminhou o projeto de lançamento comercial do filme "Marighella", de Wagner Moura, para arquivamento.

Como justificativa, o órgão apontou que houve "desistência da proponente em prosseguir com o projeto na Chamada Pública."

Procurada pelo UOL, a Ancine afirmou em nota que o filme "está em fase de contratação na chamada de Fluxo Continuo de Cinema para produção da obra" — o que impediu que o pedido de comercialização fosse acatado.

A agência afirma entender que "não há que se falar em opção de investimento em comercialização, já que a obrigação de apresentar a proposta ainda não existe".

O texto diz ainda que a área técnica do órgão procurou a SM Distribuidora de Filmes, que informou o adiamento do lançamento comercial e a desistência da inscrição no projeto de investimento em comercialização.

A distribuidora teria se inscrito novamente no dia 23 de julho com a data de lançamento prevista para 04 de novembro.

Também em contato com a reportagem, porém, a O2 Filmes, produtora responsável pela obra, negou a informação.

Não houve pedido de desistência por parte da O2 e também não houve nenhum contato da Ancine com a produtora sobre isso. diz a nota

"Marighella" foi rodado em 2018, estreando em fevereiro do ano seguinte no Festival de Berlim. Nos Estados Unidos, a produção chegou aos cinemas em 30 de abril deste ano. No Brasil, a estreia está prevista para novembro.

Uma estreia nacional havia sido pensada para 2019, mas a data teve de ser adiada por questões burocráticas envolvendo o longa. Um novo lançamento foi marcado com os problemas já sanados, mas o começo da pandemia do novo coronavírus fez com que os planos fossem mais uma vez adiados.

O primeiro filme dirigido por Wagner Moura resgata a história de Carlos Marighella, deputado cassado que se tornou guerrilheiro em plena ditadura militar.

Baseado na biografia escrita por Mário Magalhães, "Marighella" traz um recorte que inicia em 1964, pouco antes de sua prisão, com ênfase maior quando parte para a guerrilha, quatro anos depois. Mais que o mito, Wagner Moura busca o homem, com seus anseios e lamentos.

Confira o trailer de "Marighella":