Topo

Morre aos 76 anos Júlio Chaves, dublador de Mel Gibson, vítima de covid-19

Júlio Chaves morreu em decorrência do coronavírus - Reprodução: Twitter
Júlio Chaves morreu em decorrência do coronavírus Imagem: Reprodução: Twitter

Colaboração para o UOL

10/08/2021 16h15

Morreu aos 76 anos o ator e dublador Júlio Chaves, conhecido por ter emprestado sua voz ao artista norte-americano Mel Gibson. A causa da morte foi em decorrência da covid-19, segundo revelou o profissional de dublagem, Guilherme Briggs.

Por meio das redes sociais, Briggs, amigo pessoal de Chaves, lamentou a morte do artista, e relatou que ele já estava internado há alguns dias.

"Perdemos mais um querido amigo dublador. Júlio Chaves, a eterna voz do Mel Gibson faleceu, vítima do Covid. Ele já estava internado tem alguns dias. Eu não sei mais o que dizer ou sentir, só tristeza. Descanse em paz, Julinho, muito obrigado por tanto carinho comigo sempre", publicou Briggs em seu perfil no Twitter.

Júlio Chaves trabalhava há décadas no mercado de dublagem brasileiro e se notabilizou por dar voz ao ator Mel Gibson. Entre outros, ele também dublou Tommy Lee Jones, Jeremy Irons, o pai do Nemo em "Procurando Nemo" e "Procurando Dory", além de Crowley na série "Supernatural", e o Tio Válter na franquia "Harry Potter".

Em julho, o Brasil também perdeu dois de seus maiores nomes na dublagem. O ator Orlando Drummond, o Seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo", morreu aos 101 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Uma das vozes mais icônicas do entretenimento nacional, Orlando Drummond marcou várias gerações ao dar vida para personagens da comédia ou emprestar sua voz para dublagens de Alf ETeimoso, Gargamel, Scooby-Doo, Popeye e Vingador.

No mesmo mês, o dublador Mário Monjardim, consagrado por dar voz aos personagens Pernalonga em "Looney Tunes" e Salsicha em "Scooby-Doo", morreu em sua casa, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada.