Topo

Paulo Coelho se oferece para cobrir gastos de festival que Funarte recusou

Paulo Coelho - Matej Divizna/Getty Images
Paulo Coelho Imagem: Matej Divizna/Getty Images

De Splash, em São Paulo

14/07/2021 09h43

Paulo Coelho e a mulher, a artista plástica Christina Oticica, se ofereceram para cobrir os gastos de um festival de jazz na Bahia, o Festival de Jazz do Capão, que não conseguiu captar recursos via Lei Rouanet.

O escritor anunciou a proposta em nome da fundação do casal em publicação no Twitter depois que a Funarte (Fundação Nacional das Artes) negou o financiamento utilizando o argumento de que o evento, que acontece na Chapada Diamantina, poderia incentivar o uso errado do recurso público.

A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145.000) Entrem em contato via DM pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia. escreveu Paulo Coelho

De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo divulgada nesta semana, o documento também é carregado de referências religiosas. O parecer desfavorável, inclusive, começa com a frase "o objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma", atribuída a Johann Sebastian Bach.

Entenda o caso

Em 1º de junho do ano passado, o Festival de Jazz do Capão publicou no Facebook uma imagem se declarando "antifascista e pela democracia". A postagem antiga foi apontada pelo parecer como uma das motivações de ele ter sido negativo.

A organização do Festival de Jazz do Capão se manifestou nas redes sociais após a negativa.

Decidimos tornar público o ocorrido pois entendemos que, mais importante do que nos habilitarmos a captar recursos através dessa Lei Federal de Incentivo, é nos mantermos coerentes com os princípios democráticos e garantirmos a nossa liberdade de expressão.

Em 2020, o evento não aconteceu por causa da pandemia do novo coronavírus, mas foi feita a inscrição na Lei Rouanet como preparação para a edição de 2021.