Topo

O que você precisa saber antes de assistir a 'Viúva Negra'

Viúva Negra/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Yelena (Florence Pugh) em cena de 'Viúva Negra'
Viúva Negra/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Yelena (Florence Pugh) em cena de 'Viúva Negra'
Marvel Studios/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 04h00

Após mais de um ano de espera, "Viúva Negra" enfim sai dos cofres da Disney para ganhar o mundo. Na história, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a última entre os membros originais dos Vingadores a ganhar um filme apenas seu, precisa enfrentar os fantasmas do passado e uma perigosa conspiração.

Mas o que esperar do longa, que chega depois de um ciclo ter se fechado em "Vingadores: Ultimato"? Para os fãs, é a resposta para um pedido de longa data. Para o Universo Cinematográfico Marvel, a chance de apresentar novos personagens que podem ficar por aqui de vez na Fase Quatro.

Continua depois da publicidade

Quem é Natasha de verdade?

Embora pouco se saiba do passado de Natasha antes de ela se unir aos Vingadores, já foi estabelecido que ela foi recrutada pela KGB ainda na infância. Transformada em uma das grandes espiãs da agência soviética, boa parte de como isso ainda aconteceu ainda é mistério.

A diretora Cate Shortland promete explorar melhor esse lado da história da protagonista e contar como ela se tornou aquela heroína que o público já conhece. Para isso, é claro, não poderiam faltar novos personagens que integram a "família" de Nat.

Marvel Studios/Jay Maidment - Marvel Studios/Jay Maidment
Melina (Rachel Weisz), Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Yelena (Florence Pugh) em cena de 'Viúva Negra'
Imagem: Marvel Studios/Jay Maidment

Os novos integrantes do time

Entre os novatos no elenco estão Florence Pugh, interpretando Yelena Belova, David Harbour, de "Stranger Things", e Rachel Weisz, no papel de Melina Vostokoff. Esta já passou pelo programa Viúva Negra da Sala Vermelha cinco vezes e pode exercer a função de vilã do filme.

Continua depois da publicidade

Evolução até heroína

Foi justamente no programa Viúva Negra que Natasha se tornou a hábil espiã que o público veio a conhecer. Isso é mostrado brevemente em "Homem de Ferro 2" (2010), filme que introduziu a personagem ao UCM, na época como membro da S.H.I.E.L.D.

Na história, Natasha ajudou Tony Stark (Robert Downey Jr.) a derrotar o antagonista, Ivan Vanko (Mickey Rourke), infiltrando-se nas indústrias Stark como a assistente Natalie Rushman. Foi logo aí que dois lados diferentes da personagem começaram a aparecer.

Jay Maidment/Divulgação - Jay Maidment/Divulgação
Yelena (Florence Pugh), Alexei (David Harbour) e Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em 'Viúva Negra'
Imagem: Jay Maidment/Divulgação

Os dois lados de Nat

Isso porque, embora ela tenha sido treinada para trabalhar de forma autônoma e sem vínculos emocionais, o que acontece ao longo dos filmes é que Natasha se prova uma ótima peça para trabalhar em equipe.

"Vingadores: Era de Ultron" (2015) revela que ela passou por uma esterilização forçada, justamente para que seu foco ficasse inteiramente no trabalho. Ao mesmo tempo, vimos que sua amizade com Bruce Banner (Mark Ruffalo) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) está no centro da humanização de ambos.

Continua depois da publicidade
Jay Maidment/Divulgação - Jay Maidment/Divulgação
Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em 'Viúva Negra'
Imagem: Jay Maidment/Divulgação

Despedida com honras

Embora o lançamento de "Viúva Negra" aconteça na Fase Quatro da Marvel nos cinemas, é importante lembrar que a história se situa entre os eventos de "Capitão América: Guerra Civil" (2016) e "Vingadores: Guerra Infinita" (2018).

Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Em "Vingadores: Ultimato" (2019), Natasha se sacrifica no lugar de Clint Barton, o Gavião Arqueiro, para recuperar a Joia da Alma. O sinal de empatia e altruísmo —que mostra a evolução da personagem de uma espiã fria até aqui— continua existindo na linha temporal da Marvel.

"Viúva Negra" chega aos cinemas nesta quinta-feira e ao Disney+ na sexta, sob o regime de Premier Access —ou seja, o assinante do serviço deve desembolsar mais R$ 69,90 para ter acesso ao lançamento.