Topo

Filme brasileiro é selecionado para exibição no Festival de Cannes

Karim Ainouz após "A Vida Invisível" ganhar o principal prêmio da mostra Un Certain Regard, em Cannes; novo filme do cineasta será exibido no festival, mas sem concorrer a prêmio - REUTERS/Eric Gaillard
Karim Ainouz após "A Vida Invisível" ganhar o principal prêmio da mostra Un Certain Regard, em Cannes; novo filme do cineasta será exibido no festival, mas sem concorrer a prêmio Imagem: REUTERS/Eric Gaillard

Do UOL, em São Paulo

04/06/2021 11h43Atualizada em 04/06/2021 11h48

O filme "O Marinheiro das Montanhas" foi selecionado para uma exibição especial na edição de 2021 do Festival de Cinema de Cannes, que acontece entre 6 e 17 de julho.

Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, responsável também pelo longa "A Vida Invísivel", que tentou representar o Brasil no Oscar de 2020, o longa é uma jornada autobiográfica do cineasta, narrado e filmado durante sua primeira viagem à Argélia, terra natal do pai.

"O Marinheiro das Montanhas" não irá concorrer à Palma de Ouro na seleção principal ou ao prêmio Un Certain Regard na mostra paralela, conhecida por filmes alternativos, sendo apenas um filme convidado para uma sessão especial.

Entre os 24 filmes que concorrem ao prêmio principal em Cannes, anunciados na manhã de ontem pelos presidentes do festival, estão produções como "The French Dispatch", do conhecido cineasta americano Wes Anderson, "Flag Day", dirigido por Sean Penn, e "The Story of My Wife", da húngara Ildikó Enyedi, protagonizado por estrelas francesas como Léa Seydoux e Louis Garrel.

Quem abre a mostra dos concorrentes à Palma de Ouro é o longa "Annette", do diretor francês Leos Carax, estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard.