PUBLICIDADE
Topo

Felipe Neto, quem é Noam Chomsky? Splash Explica!

Noam Chomsky é professor de linguística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA
Noam Chomsky é professor de linguística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA
Brill/ullstein bild via Getty Images

Flávio Ismerim

De Splash, em São Paulo

07/05/2021 18h37Atualizada em 08/05/2021 09h09

O youtuber Felipe Neto afirmou ontem que linguista Noam Chomsky foi responsável por destruir o crush que ele nutria por Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Imediatamente, muita gente no Twitter passou a se perguntar: quem diabos é esse tal de Noam Chomsky?

Splash explica!

Noam Chomsky, de 92 anos, é um professor de linguística do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, e um dos maiores intelectuais da área na atualidade. Mas não foi exatamente por isso que Felipe Neto virou fã dele, né?

Chomsky se classifica como socialista libertário e teceu duras críticas ao que ele chama de "terrorismo de estado" — ou seja, quando nações usam de poderia militar para assassinar civis.

Assassinato de civis inocentes é terrorismo, não guerra contra o terrorismo.
Afirma o norte-americano.

Foi conhecendo a visão de Chomsky que Felipe Neto passou a criticar a atuação dos Estados Unidos — ao lado de Israel — na questão da Palestina. Os EUA seguiram presentes nos intensos confrontos da região mesmo durante o governo Obama — que era bem avaliado pelo youtuber.

Continua depois da publicidade

Em 2012, Chomsky avaliou o primeiro mandato de Obama na Casa Branca como "medíocre" e culpou o então presidente pelo que ele chamou de "campanhas internacionais de assassinatos".

Ataques com drones (aviões não tripulados) muitas vezes são realizados e causam atrocidades alarmantes que, na verdade, contrariam os princípios da lei anglo-saxã que data do século XIII sobre a presunção da inocência, entre outras coisas.
Noam Chomsky

Continua depois da publicidade

Curiosidade

Em 2018, o linguista foi uma das principais vozes internacionais a defender o direito do ex-presidente Lula (PT) de concorrer às eleições presidenciais — nas quais a sua candidatura teve que ser trocada pela de Fernando Haddad, já que ele estava condenado pela Lava Jato.

Na época, Chomsky chegou a dizer que Lula era o "principal preso político do mundo".

Um universo de conteúdo para assistir do seu jeito.

O Conto de Aia
Flack
Acende a Luz
De Férias com o Ex - Brasil
Schitts Creek
The Office
Patrulha Canina
Inimigos da HP