Topo

E a abertura do BBB? Sentença de Paulo Ricardo não afeta música 'Vida Real'

BBB 21: Tiago Leifert apresenta o reality da Globo; música de Paulo Ricardo é versão brasileira de canção holandesa - Reprodução/Gloplay
BBB 21: Tiago Leifert apresenta o reality da Globo; música de Paulo Ricardo é versão brasileira de canção holandesa Imagem: Reprodução/Gloplay

De Splash, em São Paulo

22/03/2021 13h02Atualizada em 22/03/2021 16h39

Paulo Ricardo não pode mais cantar sucessos do RPM. E ele é a voz da abertura do "BBB 21" — e de todas as edições — com "Vida Real", gravada nos tempos de RPM. E agora?

Calma, nada deve acontecer: a música é de Paulo Ricardo e não está no processo em que o proibiu de gravar "Louras Geladas", "Olhar 43" e "Rádio Pirata". Ele só pode se houver a concordância expressa do tecladista Luiz Schiavon, coautor das canções.

A abertura do "BBB" é um single composto pelo vocalista em 2001 a pedido da Rede Globo para ser tema de abertura do reality show do "Grande Irmão", que estreou no ano seguinte na emissora.

Paulo Ricardo escreveu uma versão em português de "Leef". A música foi lançada em 1999 pelo artista Han van Eijk como tema oficial do primeiro "BBB" no mundo, feito na Holanda.

E assim nasceu "Vida Real", que estrearia na edição brasileira que, ainda comandada por Pedro Bial e, num relâmpago, por Marisa Orth, teve Kléber Bambam campeão.

A letra original do músico nascido nos Países Baixos também fala de uma dualidade entre coisas boas e ruins — linha seguida por Paulo Ricardo, "entre o bem e o mal, ser ou não ser".

Paulo Ricardo e os demais integrantes do RPM travam uma batalha judicial sobre os direitos autorais da banda. O vocalista fez sua última apresentação em 2017, em um show num navio.

A confusão se deu por conta de um contrato assinado em 2007 no qual os músicos se comprometeram a não explorar individualmente o nome RPM. Paulo teria registrado a marca no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como só sua, e não dos quatro.

Paulo alega que desde 2013 o RPM estava em seu nome e que a maioria das canções são sua propriedade.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O cantor Han van Eijk nasceu nos Países Baixos, e não na Alemanha. A informação foi corrigida no texto.