Topo

Sequência de 'After' muda para agradar fãs dos livros

Cena do filme 'After'
Cena do filme 'After'
Reprodução

Colaboração para Splash

11/03/2021 04h00

Por mais que tenha obtido um bom lucro, quase US$ 70 mi nas bilheterias mundiais com orçamento de US$ 14 mi, "After" deixou um gosto um tanto quanto amargo junto aos fãs da série literária de Anna Todd.

E há motivos para pensarmos sobre isso com "After: Depois da Verdade", disponível na Amazon.

Se houve empolgação ao enfim ver na tela grande o romance entre Tessa e Hardin, muitas foram as reclamações sobre mudanças na adaptação do livro para o cinema e até mesmo que o filme seria "puritano", nas cenas com o casal. A classificação PG-13, proibida a menores de 13 anos, soou como ofensa.

Continua depois da publicidade
Reprodução - Reprodução
Anna Todd entre os protagonistas da franquia, na produção do filme original
Imagem: Reprodução

Para "After: Depois da Verdade", Anna Todd não só ouviu as críticas como atendeu os fãs. Até então apenas produtora, exigiu escrever o roteiro da sequência para garantir sua autenticidade e, mais ainda, colocou em contrato que o filme teria que ter classificação R, a mais alta nos Estados Unidos.

Não que isto tenha melhorado a franquia, é bom ressaltar. A bem da verdade, o tom mais "ingênuo" do primeiro filme era justificado pela perda da virgindade de Tessa, uma espécie de transição para sua fase adulta nos relacionamentos. No atual contexto da personagem, tais mudanças são até coerentes.

Em "Depois da Verdade", Tessa surge bem mais desenvolta. Agora estagiária em uma editora, lida com o desejo sexual por seu amado Hardin sem pudores, o que se reflete também na fotografia e edição mais calientes - apesar da classificação R, há uma única cena de nudez no filme, dele.

Continua depois da publicidade

A busca por esta sensualidade fez também com que se trocasse a direção: sai Jenny Gage, entra Roger Kumble, que tem no currículo o drama adolescente Segundas Intenções, lançado lá no século XX. A escolha, claro, não foi por acaso. O objetivo era alcançar te(n)são sexual sem ser explícito.

Investindo ainda mais no clima de pegação entre os protagonistas Josephine Langford e Hero Fiennes Tiffin, Depois da Verdade traz também arrastados traumas do passado que assombram o casal, ele especialmente. Soam mais como desculpa para dar alguma sustância a romance tão frágil.

E vem mais por aí!

Com mais duas sequências garantidas, After We Fell e After Ever Happy têm sido rodados simultaneamente na Europa oriental. A mudança de local é culpa da pandemia de covid-19, assim como a troca de parte do elenco coadjuvante e na direção: a atriz Castille Landon assumiu o desfecho da franquia.

A princípio, "After We Fell" estreará nos Estados Unidos em outubro deste ano. Já "After: Depois da Verdade" passou por uma via-crúcis até chegar aos fãs brasileiros. Previsto para setembro de 2020, foi várias vezes adiado devido.

Teve até pressão de fã-clube via Twitter, mas não deu certo!

Continua depois da publicidade

O jeito foi transferir a sequência dos cinemas para o streaming, caminho adotado por tantos outros filmes devido à pandemia. "After: Depois da Verdade" está disponível no Amazon Prime Video.