Topo

Repórter que caiu de ponte tem histórico de se colocar em perigo

Jandir Martins costuma se colocar em situações de risco em reportagens - Reprodução/Instagram
Jandir Martins costuma se colocar em situações de risco em reportagens Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Nanbu

De Splash, em Santos

23/02/2021 16h41

Para o jornalista Jandir Martins, 53 anos, que caiu de uma ponte durante uma reportagem ao vivo para a TV Cidade (afiliada da Record TV em Mato Grosso), colocar-se em situações de risco faz parte do trabalho. Ele diz, porém, que as peripécias nunca são gratuitas: o objetivo é chamar a atenção do poder público para problemas da cidade.

Em nome da profissão, o repórter de Rondonópolis (MT), conhecido como Tuiuiú do Pantanal, pendura-se na beira de buracos, posa à beira de ribanceiras e se mete em alagamentos para, segundo ele, denunciar más condições de estruturas como bueiros abertos e buracos na estrada.

Jandir Martins denuncia boca de lobo sem tampa em Rondonópolis (MT) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jandir Martins denuncia boca de lobo sem tampa em Rondonópolis (MT)
Imagem: Reprodução/Instagram

"Quando comecei como repórter, meu editor disse que, se eu quisesse ser 'o' repórter, tinha de me pendurar em poste, entrar na lama e não ter medo de me sujar para fazer denúncias. É o que faço até hoje. Assumo a responsabilidade e corro risco porque inúmeras pessoas anônimas estão correndo risco também diariamente", disse a Splash.

Martins, que começou a vida profissional aos 15 anos como locutor em Jaciara (MT), especializou-se posteriormente em reportagens policiais e de denúncia. Ele passou pela Rádio Xavantes (Jaciara), pela Rádio Cultura (Campo Grande) e pela TV Campo Grande antes de começar a trabalhar, em 1999, na TV Cidade Record.

Em uma reportagem de dezembro do ano passado, o jornalista se sentou dentro de um pneu no meio da pista de uma estrada esburacada, com carros passando ao redor, para criticar as condições do acesso ao parque Sagrada Família.

Em outra, colocou-se no meio de um tiroteio com fugitivos de uma delegacia de polícia de Rondonópolis.

Queda de ponte

Jandir Martins defende que se põe em risco para que anônimos não passem por perigo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jandir Martins defende que se põe em risco para que anônimos não passem por perigo
Imagem: Reprodução/Instagram

Na última semana, o jornalista levou um tombo ao gravar uma reportagem ao vivo para o "Cidade Agora".

Para denunciar as más condições da ponte sobre o Córrego Canivete, em Rondonópolis (MT), ele se pendurou em uma altura de quatro metros, caiu e fraturou os dois calcanhares.

Martins passou por cirurgia na última sexta (19) e deve ficar em cadeira de rodas por dois meses.

Ele diz que está se recuperando bem e que, quando estiver 100%, pretende fazer uma série de reportagens denunciando a falta de acessibilidade para cadeirantes nas ruas de Rondonópolis.

Jandir Martins sofreu acidente ao se pendurar sobre ponte em Rondonópolis (MT) - Reprodução/TV Cidade - Reprodução/TV Cidade
Jandir Martins sofreu acidente ao se pendurar sobre ponte em Rondonópolis (MT)
Imagem: Reprodução/TV Cidade