Topo

Tierry, do hit "Rita", abre o jogo sobre músicas: "História de muita gente"

Tierry foi o convidado do Conversa com Bial. - Vídeo/ Reprodução
Tierry foi o convidado do Conversa com Bial. Imagem: Vídeo/ Reprodução

Colaboração para o UOL

18/02/2021 03h02

Tierry, a voz por trás do grande hit "Rita" e compositor de outros sucessos do sertanejo, revelou que costuma usar metáforas durante o processo de escrita de suas músicas.

"Rita é a história de muita gente. As pessoas iam interpretar de forma literal, porque eu falo da apunhalada. (...) Mas a facada era uma metáfora", revelou o cantor de 31 anos em entrevista ao Conversa com Bial na madrugada de hoje. Tierry classifica esse tipo de música como "música touch" (em referência a tecnologia touch screen, utilizada em muitos aparelhos eletrônicos hoje) e falou sobre o estilo. "Se for pra gente fazer igual a todo mundo, a gente vai ser mais um do mesmo", declarou o artista.

O cantor contou que queria escrever algo que as pessoas pudessem não só ouvir, mas também ver o que estava acontecendo, sempre com cuidado. "Toda música a gente tem que ter o limite, se não ofende", disse.

Tierry revelou que a paixão pela composição veio desde criança, quando trocava letras de músicas que seu pai lhe apresentava, de nomes como Lulu Santos e Luiz Gonzaga.

Antes de estourar no Brasil com a música onde um homem canta para que sua amada retorne, Tierry era conhecido como compositor. Na abertura do programa, Pedro Bial fez questão de ressaltar como a nova explosão do sertanejo trouxe de volta esta figura. "Poetas de ofício, ligados no espírito dessa época, tradutores do Brasil de hoje", declarou o apresentador, ao se referir a Tierry e Bruno Caliman, também convidado do programa.

Na lista de sucessos escritos por Tierry, estão músicas bastante famosas em vozes do cenário atual, como "Os Anjos Cantam" (Jorge e Matheus), "Senha do Celular" (Henrique e Diego), "Lacradora" (Cláudia Leitte) e "Lambada" (Ivete Sangalo).

Transição cantor-compositor

Durante o bate papo, Tierry revelou ainda que o motivo que o levou a se arriscar como cantor foi a vontade de fazer algo que "provocasse um rebuliço" e o representasse.

"Eu precisava fazer coisas que viessem a ser o Tierry. (...) Precisava fazer algo que fosse meu", desabafou o cantor.

O jornalista e roteirista do programa, Sérgio Rodrigues, também participou do bate-papo e concordou que Tierry veio para atualizar os assuntos "do noticiário, das conversas de bar", colocando-os dentro das músicas. "A poesia se justifica em si", comentou o jornalista, incentivando-o a continuar com seu estilo.

O Conversa com o Bial vai ao ar de segunda a sexta-feira, depois do Jornal da Globo.

Tierry no Estúdio UOL

Além de ser um dos convidados do Conversa com o Bial desta madrugada, Tierry também marcou presença no Estúdio UOL, na tarde desta quarta. No bate-papo, o cantor falou sobre o sucesso de "Rita" e sobre o segredo para se fazer composições de sucesso.