Topo

'A Escavação' tem atriz de 35 vivendo mulher de 56; entenda as críticas

Carey Mulligan como Edith Pretty em 'A Escavação', da Netflix
Carey Mulligan como Edith Pretty em 'A Escavação', da Netflix
Reprodução/IMDb

De Splash, em São Paulo

03/02/2021 09h46

"A Escavação", filme lançado pela Netflix no último dia 29, conta a história real de uma mulher que topou com achados arqueológicos importantes em sua propriedade, logo no início da 2ª Guerra. O problema: Edith Pretty tinha 56 quando isso aconteceu, e sua intérprete, Carey Mulligan, tem 35.

Reprodução - Reprodução
A verdadeira Edith Pretty, em retrato do artista Cor Visser
Imagem: Reprodução
Continua depois da publicidade

Apesar dos elogios que o filme recebeu da crítica, a escalação de Mulligan não caiu bem com alguns grupos. A ONG Behind the Woman, que atua em questões tocantes a mulheres mais velhas no Reino Unido, se pronunciou sobre o assunto.

Vergonhoso pensar quantas atrizes maravilhosas acima de 50 poderiam ter interpretado a Sra. Pretty. Enquanto mulheres de 30 interpretarem mulheres de 50, continuaremos invisíveis.
A ONG Behind the Woman se pronunciou sobre 'A Escavação'

Muitas críticas ao filme também citaram que Mulligan só foi escalada para o papel em 2019, após a desistência de Nicole Kidman — que, aos 53 anos, seria uma escolha mais apropriada para o papel de Edith Pretty.

reprodução/HBO - reprodução/HBO
Nicole Kidman quase foi Edith Pretty em 'A Escavação'
Imagem: reprodução/HBO
Continua depois da publicidade

Quem também falou sobre o assunto no Twitter foi a atriz Beatie Edney, de 58 anos, conhecida pelo papel em "Poldark". Ela apontou que mulheres acima dos 40 anos são raramente protagonistas no cinema.

Edith Pretty tinha 56 anos na época da escavação? Ela é interpretada por Carey Mulligan, de 35. Eles simplesmente não deixam uma mulher acima de 40 aparecer no cinema, não é?
Beatie Edney sobre polêmica com 'A Escavação'

Edney recebeu ainda uma resposta de uma seguidora, apontando que muitas mulheres mais velhas, como Judi Dench, Maggie Smith, Diane Keaton e Meryl Streep, aparecem frequentemente na tela grande. Mas a atriz tinha uma resposta na ponta da língua.

Na minha experiência, você é escalada quando é jovem e 'pegável', e depois trabalha muito pouco até o momento em que pode interpretar uma vovó. Há uma grande queda aos 40 anos.
Beatie Edney rebate seguidora
Continua depois da publicidade