Topo

Kim Penn: de estrela de filmes de ação na China a guarda-costas das celebs

A atriz Kim Maree Penn
A atriz Kim Maree Penn
New York Daily News Archive/NY Daily News via Getty Images

Colaboração para Splash, do Rio

24/01/2021 04h00

Ela atuou ao lado de astros do cinema de ação, de Van Damme a Jackie Chan, mas largou tudo para virar segurança de estrelas internacionais. Aos 11 anos, Kim Maree Penn, hoje com 50, começou a praticar karatê por incentivo de seu pai, já que eles viviam em um bairro inseguro de Sidney, Austrália.

Aos 18 anos, ela venceu um campeonato mundial de karatê no Japão. Na mesma época, nos Estados Unidos, o ator Dolph Lundgren rodava o filme "O Justiceiro" (1989). A produção do longa buscava uma dublê para uma cena de luta, e a jovem Kim caiu como uma luva.

Continua depois da publicidade

Cena de 'O Justiceiro', na qual foi dublê

Impressionado, o coreógrafo de lutas do filme a convidou para atuar em um longa em Hong Kong. Rumo à China para seguir carreira em filmes de ação, ela trabalhou também como modelo e segurança de uma boate. O destaque só veio em 1992, no filme "Police Story 3: Supercop", com Jackie Chan.

Cinema na China e acidentes no set

Em entrevista a Splash, Kim lembra com carinho de Chan:

Numa cena de 'Police Story', eu levava um tiro, e voaram estilhaços perto do meu olho. Ele foi muito generoso e se preocupou em saber se eu estava ok.

Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images - Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images
Imagem: Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images

Nos 15 longas dos quais participou, foram vários os acidentes.

Continua depois da publicidade

Já fui jogada numa vitrine de vidro feito de açúcar, e mesmo assim me cortei. Filmei com uma cobra de verdade, com a boca presa para não me atacar, tive luxações nos dedos, hematomas, uma distensão no tornozelo etc. Também não havia trailers para os atores, inclusive já descansei sobre papelão.

Kim ressalta as diferenças de se filmar na Ásia em relação a Hollywood: "Não havia sindicatos, então você podia ficar até 18 horas no set até conseguirem rodar a cena", relembra a australiana que em 1995 atuou no videogame "Ultimate Revenge", em que lutava com Jackie Chan e outros personagens.

Segurança de famosos

No filme "Golpe Fulminante" (1998), Kim Penn atuou com o astro Jean Claude Van Damme: "Foi uma experiência incrível, ele é adorável". Há mais de 20 anos, ela criou uma empresa de segurança em Hong Kong, e fornece proteção particular para executivos, artistas em turnê e eventos.

Continua depois da publicidade

A lista de celebridades para quem Kim fez a segurança é longa:

  • Bob Dylan
  • Céline Dion
  • Elton John
  • Eric Clapton
  • Jamiroquai
  • Jennifer Lopez
  • Keanu Reeves
  • Lady Gaga
  • U2
  • Oasis
  • Sting
  • Mariah Carey
  • Rihanna

Inclusive, ela revelou que já esteve no Brasil a trabalho.

Fui ao Brasil com o Coldplay, quando eles estavam fazendo uma turnê mundial. Ficamos uns dias em São Paulo, me lembro dos fãs e dos paparazzi.

Perrengue com fãs?

Kim brinca que existem dois tipos de tietes: os que ficam na porta do hotel e aqueles que se hospedam no mesmo hotel para tentar ficar perto dos ídolos.

Indagada se é fã de alguém que protegeu, ela elege seus preferidos: "Não tenho ídolos, mas respeito muito Jill Robinson (fundadora de uma ONG animal), Leonardo (Specterow), um famoso lutador de jiu-jitsu do Brasil, e gente comum que faz filantropia".

Continua depois da publicidade
New York Daily News Archive/NY Daily News via Getty Images - New York Daily News Archive/NY Daily News via Getty Images
Imagem: New York Daily News Archive/NY Daily News via Getty Images

Além de perita em várias artes marciais, como kung fu e muay thai, Kim Penn também dá aulas de treinamento tático de guarda-costas. Sua ampla experiência em segurança de alto risco tornou sua empresa uma das mais requisitadas no mundo. Hoje, é muito respeitada em um segmento dominado por homens.

Vida pessoal

Casada há 28 anos e vivendo em Mônaco, Kim lamenta não ter tido filhos, o que justifica com o seu trabalho. Kim conciliou durante anos a carreira de atriz com a de guarda-costas, gerenciando sua equipe e viajando mundo afora.

Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images - Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images
Imagem: Fairfax Media Archives/Fairfax Media via Getty Images

Segundo Kim, todo mundo pergunta se ela já bateu de verdade um homem. Com uma resposta na ponta da língua, tão clichê quanto a pergunta, a loira de 1,78m e olhos azuis replica:

O cérebro é a principal arma, não os músculos, eu sempre vou tentar evitar ter uma reação dessas.

Continua depois da publicidade

Sobre saudades da época em que era uma estrela dos filmes de ação, ela garante: "Gosto de onde eu estou nesta fase da minha vida. Eu prefiro estar atrás das câmeras fazendo a segurança de um artista do que na frente delas, é um lado mais agradável para mim hoje".