Topo

Pelé branco seria endeusado por críticos, dizem Mano Brown e Silvio Almeida

O ex-jogador Pelé
O ex-jogador Pelé
Sandro Baebler /Hublot via Getty Images

De Splash, em São Paulo

23/10/2020 12h00

O jurista, filósofo, advogado e professor Silvio Almeida estreia seu canal no YouTube amanhã com um convidado de peso: Mano Brown. Na conversa, que foi vista por Splash, eles bateram um papo sobre rap, política, identidade negra e até Pelé, que faz 80 anos hoje e ainda tem críticos.

Alguns personagens bíblicos cometeram chacinas, e as pessoas se ajoelham, colocam as mãos para cima e os idolatram. Existe uma cobrança em cima do Pelé por ter sido realmente gigantesco, maior do que o país dele. E se ele fosse branco, como seria?

Mano Brown

Continua depois da publicidade

Silvio Almeida respondeu com uma frase forte:

Seria um deus, né.

Será que é permitido para um preto subir tão alto quanto o Pelé subiu? Parece que o Brasil não perdoa. É uma cobrança exacerbada. É lógico que o Pelé não é perfeito, como nós não somos. Não houve seres humanos perfeitos, eu leio História e todo mundo errou feio.

Mano Brown

pelé - Hulton-Deutsch Collection/Corbis via Getty Images - Hulton-Deutsch Collection/Corbis via Getty Images
O ex-jogador Pelé
Imagem: Hulton-Deutsch Collection/Corbis via Getty Images

Apesar de ter levantado este debate, o rapper também afirmou que a enorme cobrança sobre Pelé tem relação com sua relevância.

Continua depois da publicidade

Mas a gente sabe que a cobrança é proporcional ao sucesso que você alcança e ao poder que você tem. Um rei tem que saber disso. Aquela cadeira é solitária.

pelé coroa morumbi - Folhapress - Folhapress
Pelé usa coroa de "rei" no estádio do Morumbi em 1971
Imagem: Folhapress

O assunto começou depois que Silvio disse que seu pai, o ex-goleiro Barbosinha, defendeu o Corinthians na década de 1960. O santista Mano Brown se divertiu ao imaginar o quanto ele pode ter "sofrido" tentando parar Pelé, de quem o dono do canal é fã.

O Pelé foi fundamental para mim. A única coisa que eu tinha orgulho do Brasil era o fato de que o melhor jogador do mundo era um cara preto. E aquela imagem do Pelé com a mão para cima, com o 10 nas costas e aquela camisa branca... Aquilo mudou a minha vida.

Silvio Almeida

pelé - Art Rickerby/The LIFE Picture Collection via Getty Images - Art Rickerby/The LIFE Picture Collection via Getty Images
Pelé em 1966
Imagem: Art Rickerby/The LIFE Picture Collection via Getty Images
Continua depois da publicidade

Este vídeo será o primeiro do canal de Silvio, que terá novos conteúdos aos sábados e às quartas, às 11 horas (de Brasília). Conversas desse tipo fazem parte do quadro "Entrelinhas", que também terá como convidado o historiador Luiz Antônio Simas. A produtora é a empresa Play9.

silvio almeida - Valdir de Oliveira/FotoArena - Valdir de Oliveira/FotoArena
O advogado e professor Silvio Almeida terá um canal no YouTube a partir de 24 de outubro de 2020
Imagem: Valdir de Oliveira/FotoArena