Topo

Engenheiro fã de 'Star Wars' cria sabre de luz real com lâmina retrátil

Sabre de luz real em ação: A criação do Youtuber "Hacksmith" surpreende - Reprodução/YouTube
Sabre de luz real em ação: A criação do Youtuber "Hacksmith" surpreende Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

13/10/2020 14h41

O engenheiro e youtuber James Hobson finalmente fez o que vários nerds e fãs de "Star Wars" apenas sonhavam conseguir: desenvolveu um sabre de luz que não só funciona de verdade, como ainda tem o feixe de calor retrátil.

Não são poucos os pretensos jedi pela internet que já desenvolveram réplicas funcionais da arma criada por George Lucas para a saga espacial nos cinemas, mas Hobson conseguiu fazer isso sem o uso de tubos de metais e luz, apenas com um feixe intenso e constante de fogo.

Para isso, ele empregou conceitos de engenharia laser. Em um vídeo da série "Make It Real", do canal dele no YouTube, Hobson demonstra como realizou o feito: "Mesmo com toda a nossa tecnologia e capacidade, ainda estamos presos pelas leis da termodinâmica", ele explica.

"A questão é produzir um campo eletromagnético forte o bastante para conter a lâmina, bem isso faria com que o sabre de luz tivesse de ser construído dentro de uma caixa coberta de ímâs, o que o faria ser um projeto científico bastante inútil", detalha Hobson.

Para criar um raio de plasma, como o visto nas armas de "Star Wars", Hobson e seus colegas Dave Bonhoff, Ian Hillier e Darryl Sherk empregaram o princípio de "fluxo laminar", combinando gás petróleo líquido, ou propano, com oxigênio para criar um fluxo de gás concentrado.

Diferentes cores para o feixe de luz podem ser atingidas com a adição de elementos químicos: cloreto de sódio (sal) torna o raio amarelo, como o sabre de luz de Rey no último filme da saga, "A Ascensão Skywalker". Ácido bórico deixa a lâmina verde, enquanto cloreto de cálcio deixa ela com um tom âmbar.

A maior diferença da produção de Hobson para o que vemos no cinema é a necessidade de uma mochila que serve como fonte de energia para a arma, equipada ainda com um circuito que controla o fluxo de gás. O resultado é o funcionamento da réplica de sabre de luz cujo feixe retrai e, quando ligado, queima a 2,2 mil°C.