Topo

Débora: 'Desligamento de Cabrini mostra desinteresse do SBT em jornalismo'

O jornalista Roberto Cabrini apresentou o 'Conexão Repórter', do SBT, por 10 anos
O jornalista Roberto Cabrini apresentou o 'Conexão Repórter', do SBT, por 10 anos
Beatriz Nadler/SBT

Colaboração para Splash, em São Paulo

25/09/2020 04h00

A notícia do desligamento do jornalista Roberto Cabrini do SBT é um dos temas tratados no podcast UOL Vê TV #45, com Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer (assista no vídeo abaixo a partir de 24:56).

Continua depois da publicidade

A informação de que a emissora não renovaria o contrato com o profissional, que trabalhava no SBT desde 2010, vazou na segunda-feira (21). "Supostamente a justificativa é que o programa tinha faturamento próximo de zero", diz Stycer.

O SBT mais uma vez demonstra que não tem interesse em investir em jornalismo

Débora Miranda, editora de Splash

"É difícil e caro fazer programas de jornalismo investigativo", observa ela. "Demanda tempo, investimento, viagens. Esse formato é caro e nem sempre atrai anunciantes. Cabrini sempre trouxe assuntos mais delicados, ligados à violência, é difícil as marcas se associarem a programas com esse perfil."

Questiono a qualidade do programa nos últimos anos. Não me esqueço de uma edição sobre o dono da Havan, não combina com o Cabrini e com o formato do programa

Chico Barney, colunista de Splash

Para Barney, "Cabrini é um profissional indiscutível". "Espero que possa voltar às origens do que ele faz tão bem."

Continua depois da publicidade

Jornalismo não pode ter a mesma lógico comercial do entretenimento

Mauricio Stycer, colunista de Splash

"Óbvio que o jornalismo precisa se pagar, mas não pode ser a mesma lógica do entretenimento. De fato, o programa muitas vezes nos últimos anos fez perfil de gente que trabalha no SBT, programas inteiros dedicados a Carlos Alberto de Nóbrega, Danilo Gentili..."

Isso faz com que o programa perca a relevância

Chico Barney

Stycer destaca, ainda, que o programa "Conexão Repórter" é o mais premiado da história do SBT. Já levou os prêmios Esso, Vladimir Herzog, APCA, Comunique-se, entre outros.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.