Topo

Página Cinco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gilberto Gil e Fernanda Montenegro podem levar algum frescor para a ABL

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

11/11/2021 17h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São dias tristes para aqueles que defendem que apenas escritores devem ocupar as cadeiras da Academia Brasileira de Letras. Pouco tempo depois da atriz Fernanda Montenegro ser eleita para a instituição, agora é a vez do cantor e compositor Gilberto Gil ganhar um assento na casa fundada por Machado de Assis e seus camaradas no final do século 19.

Os puristas que torcem a cara para um precedente criado pela ABL ainda no final do século retrasado (Barão do Rio Branco, longe de ser um literato, foi eleito para a confraria de amigos em 1898) talvez peguem mais leve com Gil do que pegaram com Fernanda. Quem sabe compreendam que a literatura também está em letras como "Refazenda", "Domingo no Parque" e "A Novidade".

Diferente de Fernanda, que levou a eleição sem concorrer com ninguém, Gil desbancou em seu périplo ao fardão um nome relevante de nossa literatura contemporânea: Salgado Maranhão, poeta. Sequer convém comparar a obra de um e de outro. Como escrevi na coluna de ontem, ser eleito para a ABL costuma ter mais a ver com o cumprimento de certos protocolos e uma disposição considerável ao ritual de beija-mão e tapinhas nas costas do que qualquer outra coisa. Aliás, o comentário de hoje sobre a eleição do músico é um complemento àquele texto, que recomendo a leitura.

As eleições de Fernanda Montenegro e Gilberto Gil podem levar certo frescor à Academia. Estão longe de representar um aceno ao século 21, aos movimentos mais urgentes de nosso tempo, como a nomeação de Conceição Evaristo em 2018 poderia ter representado. Ainda assim, são cabeças que podem arejar a instituição e conectá-la com o que acontece no mundo além dos gabinetes.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.