Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Natuza quebra padrão na Globo e expõe machismo de senadores na CPI

Jornalista Natuza Nery rebate o senador Marcos Rogério na GloboNews - Reprodução/GloboNews
Jornalista Natuza Nery rebate o senador Marcos Rogério na GloboNews Imagem: Reprodução/GloboNews

Colunista do UOL

28/05/2021 15h56Atualizada em 28/05/2021 18h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num momento quente no programa "Estúdio i", na GloboNews, nesta sexta-feira (28), a jornalista Natuza Nery criticou o senador Marcos Rogério (DEM-RO) por interrompê-la, sugerindo que ele estava agindo assim por ela ser mulher. Foi um gesto incomum e corajoso, fora do padrão, em meio a um debate no canal de notícias.

"O senhor vai deixar eu concluir ou o senhor vai fazer comigo o que o senhor faz com as senadoras mulheres na CPI? ", perguntou Natuza. "Essa é a sua opinião. Você não conhece o regimento. Não há nenhum desrespeito ali", respondeu Rogério.

Desde o primeiro dia dos depoimentos da CPI da Covid no Senado, em 4 de maio, as senadoras que têm participado em esquema de rodízio das sessões registram um mesmo comportamento dos senadores: quando alguma das 11 parlamentares da bancada feminina está com a palavra, os colegas da comissão as interrompem no meio da fala ou pedem para que "se acalmem".

A discussão entre Rogério e Natuza havia começado após o senador criticar a Globo pela cobertura de atos com a participação do presidente Jair Bolsonaro. "Se insurgir contra movimentos democráticos, me parece ser totalmente contra o que assegura a Constituição", disse ele. "Não é isso, senador. Não é isso que estou dizendo", respondeu Natuza.

"Se fossem movimentos para pedir o impeachment de Bolsonaro certamente que muitos aí estariam aplaudindo. Lamento", prosseguiu Rogério, levando Natuza a dizer:

"Não é verdade, senador. O senhor não vai fazer aqui comigo o que o senhor faz na CPI. Porque não há nenhuma justificativa para se aplaudir aglomeração, independente da pauta desta aglomeração. Não é razoável defender aglomeração de qualquer cor partidária que seja, de qualquer bandeira que seja. O senhor é um senador da República".

A apresentadora Maria Beltrão interrompeu a discussão no auge e disse: "Vou fazer um intervalo. Não queria interromper, Natuza nem o senador. Vou fazer um intervalo para acalmar aqui os ânimos".