Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Faustão pede que Projota "não seja condenado à morte" por causa do BBB 21

Projota explica no Faustão a sua desastrosa participação no "BBB 21": Deixei meu ego inflar. Me perdi" - Reprodução
Projota explica no Faustão a sua desastrosa participação no "BBB 21": Deixei meu ego inflar. Me perdi" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

21/03/2021 19h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O rapper Projota aproveitou bem, na medida do possível, a oportunidade oferecida pela Globo para rever a sua desastrosa participação no "BBB 21". Por quase 15 minutos, na abertura do "Domingão do Faustão", o rapper fez uma autocrítica serena sobre os principais erros que cometeu no reality show da Globo.

Eliminado com 91,89% dos votos, Projota tornou-se um dos campeões de rejeição do programa. E a principal razão para isso foi a atitude errática e incompreensível que teve com Lucas Penteado nas primeiras duas semanas da edição.

Projota, inicialmente, acolheu Lucas, após o ator beber em excesso e incomodar vários participantes em uma festa. Mas, em seguida, passou a hostilizar o rapaz que havia se declarado seu fã.

Diante de Faustão, o rapper reconheceu que teve uma "atitude de não acolhimento com o Lucas". E disse: "Faltou essa tentativa de entender melhor o próximo. Ainda mais por ele ser meu fã. A partir daí descambou. Deixei meu ego inflar. Me perdi".

Neste momento, caberia a Faustão fazer uma pergunta simples: Por que você deixou o ego inflar? Ou, o que te levou a se perder?

Tenho uma suspeita. Um dia depois da conversa acolhedora com Lucas, na formação do primeiro paredão, Tiago Leifert aproveitou a presença de Projota no confessionário e o elogiou: "Só agradecer pela conversa que você teve com o Lucas. Foi uma conversa de ser humano para ser humano. A gente agradece muito o enquadro que você deu nele, que foi superimportante para todos nós".

Por algum motivo, após esse momento Projota virou a chave no jogo e se tornou "inimigo" de Lucas.

No mea culpa, Projota disse ainda a Faustão: "Me arrependo muito. Peço desculpas ao Lucas e aos meus fãs. Dei apoio e depois tirei o apoio. Então, eu acabei ajudando a ele não ficar bem lá dentro".

Faustão concluiu com os votos de que Projota seja perdoado. "Que a gente espera que volte como artista, recuperando toda a carreira. Você pode concordar ou não, gostar ou não. Mas a sinceridade dele aqui é absurda", disse o apresentador.

E lembrando que o "cancelamento" tem o peso de uma condenação pesada, o apresentador pediu: "Que você vire o jogo da vida e que não seja prisão perpétua, que não seja condenado à morte por causa disso aí (o BBB 21)", acrescentou. Concordo totalmente com Faustão.

O apresentador chegou a perguntar se Projota creditava a Boninho ou a Leifert os erros que cometeu no programa. "Não. Fui eu", respondeu o cantor.

Creio que Boninho foi citado porque convenceu Projota a continuar no "BBB 21" após o cantor pedir para sair. Foi na mesma manhã em que Lucas Penteado desistiu, sem objeção do diretor.

Boninho convenceu Projota a ficar após dizer: "Dá um tempo. A casa vai mudar. Ele saiu fora. O clima é outro. Vai mudar as coisas. Curta o seu jogo, o que você está fazendo aí. Você está se divertindo, tá cuidando da tua vida. Respira fundo. Dá um tempo pra você ver o que aconteceu. Tá todo mundo de cabeça quente, com toda razão."

De fato, a casa mudou. Para pior, no caso de Projota.