Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Entrevistas com ex-BBBs na Globo decepcionam porque o público "quer sangue"

 Ana Maria Braga conversa com Projota no dia seguinte à eliminação do rapper do "BBB 21" - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga conversa com Projota no dia seguinte à eliminação do rapper do "BBB 21" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

17/03/2021 15h56Atualizada em 18/03/2021 20h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliminado com 91,89% dos votos, Projota começou ainda na madrugada desta quarta-feira (17) a percorrer um circuito de atrações dentro da própria Globo. Assim como foi feito com Karol Conká, o objetivo do "tour" é amenizar a péssima impressão deixada pelo cantor no reality show.

Ana Clara, primeira a questionar Projota, cumpriu tão bem a função que ganhou um elogio do diretor Boninho lá pelas 3h da manhã. A ex-BBB conseguiu se equilibrar entre o bom humor ("O Arthur era apaixonado por você") e os questionamentos amenos, tateando temas delicados, como a relação com Lucas, mas sem enfrentá-los, de fato.

Ana Clara e Projeta  - TodaTeen - TodaTeen
BBB21: Em entrevista com Ana Clara, Projota fala sobre a relação entre Carla e Arthur
Imagem: TodaTeen

Na segunda estação, Projota foi recebido por Ana Maria Braga no "Mais Você" e o ritual da madrugada se repetiu. Piadas sobre os seus exóticos hábitos alimentares, lembranças de maus momentos dentro da casa, mas nenhuma pergunta mais dura, que expusesse os seus vacilos.

Na terceira estação, sem a presença física, Projota também foi tema do "Encontro com Fatima Bernardes". Generosa, a apresentadora observou que o músico não vai cometer aqui fora os pecados que protagonizou dentro do "BBB" porque estava em um jogo.

Duas perguntas essenciais, ao menos para parte do público, não foram feitas nem por Ana Clara nem por Ana Maria: por que Projota disse a Boninho que escondeu uma faca? Por que estava com tanto medo de Lucas?

Assim como ocorreu na eliminação de Nego Di (98,76% dos votos), Karol Conká (99,17%) e Lumena (61,31%), a saída de Projota se deve em boa parte ao desejo dos fãs de Lucas. Um desejo de vingança, diga-se, mais claramente.

Por isso, para estes espectadores, é tão frustrante ver as entrevistas com Projota no circuito global. Para a catarse do espectador ser completa, há a expectativa que os entrevistadores sejam mais duros com os participantes. O público quer "ver sangue" e não amenidades.

Karol Faustão - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Karol Conká no Faustão
Imagem: Reprodução/TV Globo

Mas isso não vai acontecer. Primeiro porque nem Ana Clara, nem Ana Maria, nem Faustão, que conversará com Projota domingo, ou Viviam Amorim e Bruno de Luca, que receberão o cantor em "A Eliminação", atuam como jornalistas. São apresentadores de programas de entretenimento.

E, mais importante, como já escrevi a respeito de Karol Conká, é muito ruim para a Globo, que convidou Projota para o "BBB", aparecer como responsável, de alguma forma, pelo derretimento da carreira do artista. A emissora se assustou com o impacto negativo que o "BBB" teve ou pode ter sobre a trajetória profissional de ambos.

A Globo precisa deixar claro que está preocupada com a carreira dos profissionais que convida a participar de programas na emissora. Como já escrevi, acredito que essa Operação Passa Pano busca apresentar uma imagem melhor do BBB e da Globo junto ao público, ao mercado e à classe artística e sua carreira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que este texto afirmou originalmente, Ana Maria Braga, Ana Clara e Bruno de Luca são jornalistas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL