Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Para entender saída, Projota deve rever papos com Lucas, Leifert e Boninho

BBB 21: Projota fala com Tiago Leifert após a eliminação. "Agora, Projota é um ex-BBB", disse o apresentador - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Projota fala com Tiago Leifert após a eliminação. "Agora, Projota é um ex-BBB", disse o apresentador Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colunista do UOL

17/03/2021 01h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No anúncio da eliminação de Projota, o apresentador Tiago Leifert observou que "o público não esquece algumas coisas". Pareceu uma referência ao comportamento do rapper com Lucas Penteado, que desistiu do "BBB 21" após duas semanas.

Assim como Projota, eliminado com 91,89% dos votos, outros participantes que agiram mal com Lucas também foram eliminados com alta rejeição: Karol Conká (99,17%), Nego Di (98,76%) e Lumena (61,31%). Os quatro formaram um grupo, apresentado por Mr. Edição como de "vilões" e apelidado pelo público como "gabinete do ódio".

Quatro episódios-chaves marcaram as primeiras duas semanas de Projota no "BBB 21". Eles mostram que não foi apenas Lucas que atrapalhou o desempenho do rapper no reality show: Leifert e Boninho também contribuíram para a sua participação errática. Veja a seguir:

26.1: Segundo dia do "BBB 21": Lucas vê Projota e diz: "Eu disse que um dia iria falar isso falando pra tu. A letra que tu escreve salva vidas, salvou a minha. Mas eu nunca imaginei que tu ia aparecer aqui. Saca? Tu salvou a minha e da minha mãe. Tá entendendo?". Emocionado com as palavras de Lucas, Projota se levantou e abraçou o colega de reality.

30.01: Após a primeira festa, na qual Lucas bebeu em excesso e incomodou várias participantes, Projota conversou longamente com ele. Criticou as atitudes do ator e se ofereceu para pagar terapia para ele. Num tom de voz doce, mas duro, Projota disse: "Você foi estúpido ontem, mano. Existe muita luz dentro de você, mas eu não sei porque ontem você foi por esse caminho. Você magoou real as pessoas, tá ligado?"

31.01: Na formação do primeiro paredão, Leifert aproveitou a presença de Projota no confessionário e o elogiou pela conversa com Lucas: "Só agradecer pela conversa que você teve com o Lucas. Foi uma conversa de ser humano para ser humano. A gente agradece muito o enquadro que você deu nele, que foi superimportante para todos nós". A partir deste momento, Projota passa a hostilizar Lucas e a falar mal dele com o seu grupo de aliados.

07.02: Após uma noite tumultuada, que culminou num beijão amoroso em Gilberto, Lucas Penteado desiste do "BBB 21". Uma mentira difundida por Pocah vira uma fofoca e Projota entende erradamente que Lucas ameaçou fazer mal à sua família. O cantor, então, pede para sair.

Em uma conversa no confessionário com Boninho, que vazou, Projota revela: "É que, de verdade, não entrei aqui pra isso. Tá muito difícil pra mim imaginar tudo que aconteceu essa noite, como que minha família vê em casa, sabendo pelo que eu tava passando aqui sem precisar passar por isso. Eu não preciso. Eu ter que esconder uma faca por medo do que poderia acontecer".

E Boninho o convence a ficar após dizer: "Eu sei, cara. Você tá aí. Você entrou num jogo. Você vai falar: vou desistir? O que eu estou falando é o seguinte: Dá um tempo. A casa vai mudar. Ele saiu fora. O clima é outro. Vai mudar as coisas. Curta o seu jogo, o que você está fazendo aí. Você está se divertindo, tá cuidando da tua vida. Respira fundo. Dá um tempo pra você ver o que aconteceu. Tá todo mundo de cabeça quente, com toda razão."

Projota desistiu de desistir. Nas cinco semanas seguintes, brilhou como um jogador determinado, mas frequentemente equivocado. Nada que outros participantes também não fizeram. A sua alta rejeição, seguramente, deve-se muito mais aos episódios que ocorreram nas primeiras duas semanas.